A previdência privada ainda é pouco disseminada entre os brasileiros, apesar de seus benefícios, aponta a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Segundo o órgão, houve aumento de 2,9%, ou seja, de R$77,4 bilhões, nessa modalidade de investimento no primeiro semestre deste ano, em comparação aos primeiros seis meses de 2022. Mas, até o último levantamento realizado, apenas 7,2% dos brasileiros possuíam investimento na previdência privada.
Ainda de acordo com o levantamento, o resultado revela que quase 11 milhões de brasileiros hoje acumulam R$1,3 trilhão em ativos, alta que corresponde a 14,1% sobre o primeiro semestre de 2022.
Para Larissa Amaral, Coordenadora de Serviços Compartilhados da Sicredi Expansão, alguns fatores interferem para que a população brasileira ainda não tenha o hábito de investir na previdência privada e um deles se trata da falta de informação sobre os benefícios dessa modalidade de investimento.
“Apesar dos benefícios, um dos fatores que contribuem para a baixa adesão é que a população não consegue reservar parte de sua renda para investir. Grande parte dos brasileiros não pensa no futuro. Devemos levar em consideração também o aumento do custo de vida e o desemprego. Outro fator bastante relevante é a falta de conhecimento do produto”, informa.
Larissa ainda destaca que o investimento na previdência privada possibilita uma diversificação na carteira do investidor, especialmente a longo prazo, e que amplia os rendimentos voltados ao futuro. “Você pode montar um plano de acordo com sua necessidade, de fácil contratação, e pode contar com benefício fiscal, a depender do plano escolhido. Essa modalidade ainda permite a sucessão patrimonial, sem a necessidade de inventário, e a portabilidade da reserva, caso deseje transferir para outra seguradora”, explica.
Por fim, a coordenadora cita também a possibilidade de definir o valor desejado para a contribuição, idade de saída e o tipo de plano, entre Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Ambos contam com vantagens fiscais, permitindo dedução no imposto de renda para o PGBL ou tributação apenas sobre o rendimento, no caso do VGBL.
Sobre a Sicredi Expansão
A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.