A Neoenergia Pernambuco avança em ações preventivas para combater os desvios de energia em todo o Estado. Em uma ação que durou cerca de 15 dias, a distribuidora conseguiu recuperar 230.000 KWh de energia, o que corresponde ao fornecimento de mais de 2 mil residências por 30 dias. Estabelecimentos como depósitos, restaurantes, bares, pousadas, fazendas e irrigações foram os alvos para o combate ao desvio de energia na região do Sertão do São Francisco. O resultado foi obtido com mais de 100 inspeções realizadas por equipes da concessionária.
“O furto de energia interfere diretamente na segurança e na qualidade do serviço da rede elétrica. Estamos trabalhando de forma cada vez mais focada para identificarmos e regularizarmos o máximo de unidades consumidoras possível. Esse trabalho impacta a todos, pois quem termina pagando pelo furto de energia elétrica é toda a sociedade. Por esse motivo é extremamente importante a denúncia nos canais de atendimento da Neoenergia. Lembrando que o denunciante não precisa se identificar”, explica Caio Melo, gerente comercial da Neoenergia Pernambuco.
Segundo o executivo, uma das principais mudanças no trabalho de combate ao furto de energia é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a medição remota. Neste modelo, os equipamentos podem ser acompanhados pelo núcleo de inteligência da Neoenergia, evitando assim novos desvios.
Outra medida tomada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos por meio da instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
Denúncia - Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem alterações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida e ao fornecimento de energia da área, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site da distribuidora.
Imprensa Neoenergia Pernambuco