domingo, 3 de dezembro de 2023

Morre repentista e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias

 

Morreu esta tarde, aos 73 anos, o repentista Sebastião Dias, no município de Barbalha - CE, a 506 km de Fortaleza. Ele estava internado no Hospital do Coração do Cariri, na cidade de Barbalha. Na manhã deste domingo o quadro evoluiu para uma pneumonia e por volta das 12h30 sofreu uma parada cardíaca. Os médicos ainda tentaram reanimá-lo, sem sucesso. A família ainda não informou sobre os funerais do repentista e político.

Há uma semana, no município cearense de Icó, ele havia sofrido um infarto durante um concurso de cantoria. Ele chegou a desmaiar, foi socorrido por amigos e levado para o hospital onde teve uma parada cardíaca, mas foi reanimado e transferido para o hospital de Barbalha, também no Ceará, onde faleceu neste domingo.

“A poesia de Sebastião continuará a ecoar em nossos corações. A família agradece o apoio e o carinho de todos. Diante dessa dolorosa partida, agradecemos as manifestações de solidariedade e pedimos compreensão neste momento delicado. Em breve, informaremos local do velório e horário do sepultamento”, diz a família, em nota.

Em novembro de 2008, o repentista - que era nascido no Rio Grande do Norte - recebeu o título de Cidadão de Pernambuco, terra que adotou ainda na juventude. Ele tinha formação de Licenciatura em História e também era microempresário, além de ter sido vereador e prefeito de Tabira, município a 400 km do Recife.

Segue um trecho de seus poemas:

Me responda sobre os fatos
Do martírio de Jesus
Quem ajudou-o com a Cruz
Quais foram os ladrões ingratos
Quem era Pôncio Pilatos
Quem traiu Nosso Senhor,
Quem negou o Salvador
Quem foi com ele cravado
Se você tem bom guardado
Me responda contador


Pessoas públicas estão emitindo notas de pesar em homenagem ao repentista:

É com muita tristeza que recebo a notícia da precoce morte do nosso poeta pernambucano, Sebastião Dias. Sua arte vai permanecer para sempre em nossos corações. Transmito meus sentimentos a toda família e amigos neste momento tão difícil para cultura pernambucana.
Deputado Federal Waldemar Oliveira (Avante - PE)