Morreu na noite de ontem (23) o médico Antonio Carlos Figueira, vitimado por um câncer, na cidade do Recife. Figueira era Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, tinha pós-graduação em pediatria e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres. Era especialista em administração hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Antônio Figueira presidiu o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) em um período de forte expansão das atividades da instituição. Desde 2021, dirigia a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), da qual foi um dos idealizadores.
Foi secretário de saúde no Governo Eduardo Campos e no Governo Paulo Câmara, foi secretário da Casa Civil (2015-2017) e chefe da Assessoria Especial do Governador (2017-2020).
É filho do Professor Fernando Figueira, que fundou o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira -IMIP. Também foi membro da Academia Pernambucana de Medicina.Diretor acadêmico da Faculdade Pernambucana de Saúde. Foi secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco de dezembro de 1996 a dezembro de 1998. Foi presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, onde comandou o projeto de restauração do Hospital Pedro II.
Várias pessoas públicas em Pernambuco lamentaram a morte de Dr. Antônio Figueira