A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, promoveu, nesta segunda-feira ( 4) um evento voltado para as pessoas idosas, reunindo cerca de 100 munícipes com mais de 60 anos no IV Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade. O evento foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, fez parte da X Jornada de Direitos Humanos do Recife e teve como foco a reflexão sobre a garantia dos direitos humanos da pessoa idosa, prevista no seu estatuto.
Segundo Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, o seminário ganha ainda mais importância este ano devido à comemoração dos 20 anos do estatuto da Pessoa Idosa. "O estatuto é direito, o estatuto é conquista e dentro de uma jornada de direitos humanos ficou bastante adequado, pois está tratando de um direito, de um marco legal que foi muito importante e continua sendo para a política das pessoas idosas", ressaltou Cacilda.
Durante o encontro, importantes temas foram discutidos, como a política municipal de trabalho e empreendedorismo, apresentada pela gerente de Empregabilidade do Recife, Cláudia Rêgo. A revolução da longevidade também foi um dos destaques, abordada pelo médico Sérgio Durão.
Aluna do curso da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gilda Assis, 69 anos, destacou a importância do seminário para ampliar o conhecimento sobre a pessoa idosa. "Há um tempo atrás, a pessoa idosa não tinha seu espaço e não existiam atividades voltadas para esse público. Hoje a pessoa idosa se sente mais empoderada e muitos estão saindo de casa, saindo da frente da televisão, saindo da cama", afirmou Gilda.
O evento também contou com a participação da consultora do Sebrae, Taciana Aguiar, que debateu a velhice e empreendedorismo, mostrando caminhos para começar um negócio do zero. Com a presença de pessoas idosas, assim como especialistas e representantes da sociedade civil, o seminário mostrou-se fundamental para promover o debate sobre qualidade de vida na terceira idade e a importância da inclusão e participação ativa dessas pessoas na sociedade.
Uma mesa temática tratou da política pública com a presença das assistentes sociais Karina Antunes e Kilvia Martins, responsáveis por implantar, no início dos anos 2000, a Gerência da Pessoa Idosa do Recife.
Imprensa Recife