quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Garanhuns está entre os municípios pernambucanos que possuem Plano Municipal pela Primeira Infância


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o resultado de um levantamento que mapeou a existência de Planos Municipais pela Primeira Infância no estado. De acordo com os dados, 144 municípios pernambucanos não possuem instrumentos de políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos de idade, o que não é o caso de Garanhuns: a cidade já possui um Plano Decenal para a Primeira Infância do município. O documento, que foi idealizado em 2021, é um instrumento técnico-político com visão ampliada para um período de dez anos (2022-2032).

“A iniciativa para a elaboração deste plano se deu a partir da adesão ao Selo Unicef feita pelo Prefeito Sivaldo Albino no primeiro ano de sua gestão, em agosto de 2021. O selo é uma ação do Fundo das Nações Unidas e, ao aderir, a gestão municipal se compromete em manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade absoluta”, salienta a articuladora do Selo em Garanhuns, Rita de Cássia.

A construção do documento foi uma experiência coletiva que contou com a participação de representantes governamentais e da Sociedade Civil, especialistas na área da Primeira Infância, além da escuta das próprias crianças. “É importante lembrar que todas essas ações são, primeiramente, fruto da vontade de uma gestão que quer melhorar a vida das nossas crianças. Sabemos que o que é feito hoje só será colhido no futuro, mas o Prefeito Sivaldo Albino, junto com a nossa Secretaria e outros órgãos envolvidos estão lutando para construir um futuro melhor para todos”, reforça a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira. 

Algumas das ações já executadas foram: O I Fórum Comunitário, realizado pelo Comdica, junto com a comissão intersetorial do Selo Unicef em março de 2022. No mesmo ano, Garanhuns contou com a Semana do Bebê que teve como tema “Todos pela Primeira Infância: O começo da vida é aqui”, com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação.

Imprensa Garanhuns