terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Férias: Saiba o que fazer quando o voo dá errado


As férias de final de ano são sem dúvidas um planejamento de toda família que pode virar um pesadelo quando imprevistos acontecem. Seja por um atraso no voo ou uma mala extraviada, é importante o passageiro saber onde recorrer e seus direitos na hora do perrengue, que pode ocasionar prejuízos financeiros. 

Segundo a especialista em viagens e *diretora executiva da Fand Travel e Fand Travel Temporada, Rafaela Andrade*, com base na legislação brasileira, um voo é considerado atrasado quando ocorre uma alteração no horário previsto para a decolagem ou o pouso que ultrapasse o limite de 30 minutos para voos nacionais e de uma hora para voos internacionais. “Se o atraso for superior a uma hora, o passageiro tem direito a escolher entre receber o reembolso integral da passagem ou ser reacomodado em outro voo para o mesmo destino”, alerta.

Quando ocorre esses imprevistos, é obrigação da empresa aérea minimizar o desconforto dos passageiros que aguardam voo, mantendo todos informados a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos aviões atrasados; informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço; oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material. Além disso, deve ser oferecido reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a quatro horas ou cancelamento. 

No que se refere às bagagens, Rafaela Andrade orienta que as companhias aéreas possuem regras específicas de bagagem dependendo do tipo de tarifa adquirida. Quando comprar a passagem, as pessoas devem verificar o regulamento da empresa: tamanho e peso da mala de mão permitida; se inclui bagagem despachada; se sim, quantas e de quantos quilos. 

Mas, existem situações também em que as malas são extraviadas. A cada mil viajantes, mais de cinco malas são extraviadas. “Em voos com muitas conexões isso é mais comum, mas também pode acontecer em voos diretos, por isso é necessário que o passageiro guarde o comprovante do despacho, registre o incidente no balcão da companhia aérea, exija uma compensação financeira e aguarde a devolução da mala”, alerta. 

SERVIÇO:

Agência Fand Travel e Fand Temporada

Endereço: Rua Amaro Albino Pimentel, 112 - 2801 JP - Boa Viagem

Instagram: @fand.travel

Site: www.fandtravel.com