O frevo com toda sua efervescência característica inspira um novo mural artístico no Recife. Intitulado " A rua cria e a cidade dança", o painel, pintado com o apoio das Tintas Iquine, celebra os 10 anos do ritmo pernambucano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco. O mural está localizado no Edifício Guiomar, na Rua Princesa Isabel, nº 165, ao lado da Rua da Saudade.
Dentro do projeto “Recife Cidade da Música”, proposto pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), o megamural tem a função de embelezar a cidade resgatando os principais exponentes culturais da cidade. A intervenção urbana retrata e registra uma cena comum no Carnaval que tem o frevo como identidade e ritmo capaz de contagiar a todos. A pintura tem como objetivo retratar o frevo como um movimento musical, mas também uma dança, que carrega a força das ruas, becos e vielas animadas das cidades de Recife e Olinda.
Quem assina a obra é o artista André Redevivo, conhecido como “Nomes”. Com formação em Design, o profissional tem como marca o equilíbrio cromático e a virtuosidade nas formas. A partir de usos radicais de cores e da intervenção do espaço urbano, ele constrói a possibilidade de um novo lugar, de certa forma, harmonioso. O uso das cores é aplicado de forma a equilibrar o ambiente.
De acordo com a gerente de Marketing e Inovação da Tintas Iquine, Magaly Marinho, a ideia é fomentar a produção de arte urbana e os artistas locais, além de fortalecer a cultura. “Temos satisfação em participar desse projeto tão representativo e especial para a cidade. Pernambuco possui uma riqueza cultural muito grande e o frevo é uma das expressões mais fortes do nosso Carnaval”, afirma. “Está presente no DNA da Iquine a preservação das raízes através da arte e adoramos espalhar cores e vida para locais de grande movimentação”, conclui.