terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Banda Sonika lança Calma, o primeiro single do novo disco


O mês de dezembro tem “som” de reflexão. Com essa atmosfera, a banda pernambucana Sonika lança Calma, single que integra o próximo álbum do grupo, previsto para o próximo semestre. A música, composta pelo vocalista Rafael Giordani, mergulha em temas universais como perda, autoavaliação e superação. Apesar de tópicos densos, a sonoridade é alegre, solar, positiva, e a letra pede “calma e paciência” diante das adversidades da vida. A faixa estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 14 de dezembro.


A narrativa segue personagens imaginários e reais que, em algum momento de suas vidas, se desconectam do ritmo frenético da existência, percebendo que chegaram a lugares que sempre sonharam, mas que não eram exatamente o que imaginavam. Uma dessas personagens é retratada como alguém orgulhosa de suas realizações passadas, mas que, por medo de novos erros, hesita em escolher outros caminhos. “Essa ambivalência emocional adiciona complexidade à música, criando uma tensão entre a vontade de progredir e o receio de falhar novamente”, comenta Giordani, que compôs a letra após um problema de saúde. “Calma foi um grito silencioso dado pelo meu corpo e que, na sua reverberação, pediu licença às angústias de outras pessoas para falar de maneira plural”, complementa.

A sonoridade e o ritmo desempenham um papel crucial na experiência musical, alternando entre momentos intensos e suaves, acompanhando as emoções transmitidas pela letra. “Como arranjo e melodia, é uma música bastante solar, alegre e positiva. Como poesia, talvez seja uma das mais pesadas da banda. É uma crítica em 90% de sua estrutura, mas que deixa um caminho de saída”, compara. Calma abre as portas para o lançamento do segundo disco da Sonika, ainda sem título. “Em 2024, teremos muitas músicas inéditas, dois discos novos, sendo um temático”, antecipa Giordani.

Sobre a Sonika

 Fundado em 2020, o grupo Sonika possui o vigor do rock pernambucano. O quarteto empenhou-se na criação de seu álbum homônimo, lançado em 2022 e disponível nas principais plataformas musicais. A banda é formada por Rafael Giordani, responsável pela guitarra e vocais, Diogo Velho-Barreto na guitarra, Peu Lima na bateria e Victor Santos no baixo. Cada integrante do grupo cultivou suas habilidades ao longo de uma trajetória musical diversificada, colaborando com bandas notáveis como Mamelungos, Lula Queiroga, Di Melo, Fullbend, Amsterdam, além de experiências em bandas cover, sempre mantendo a essência roqueira como elemento vital em seu DNA musical.