Diante dos casos de animais de grande porte soltos em ruas e BR’s que cortam o município de Caruaru, que vem causando acidentes com vítimas fatais, o vereador Anderson Correia (PP) vem reforçar o alerta sobre a necessidade de coibir essa prática, buscando uma conscientização dos tutores destes animais, ressaltando suas respectivas responsabilidades, visando a proteção de todos.
Assim, no campo das políticas públicas, o parlamentar pediu, por meio de um projeto de lei (nº 9820 de 2023), que fosse aumentada a multa para quem deixar animais equinos soltos em via pública na Capital do Agreste. Anderson pediu que os tutores irresponsáveis fossem penalizados com multa diária de R$ 69,00, e multa fixa de R$ 310,00 – por animal; tendo o prazo de cinco dias para resgate do equino após sua apreensão pelos órgãos públicos. Ele sugere ainda que esses valores sejam aplicados para melhorias no curral onde ficam os animais resgatados pelo Município.
“É necessário que os tutores tenham consciência de suas responsabilidades ao ter a guarda de animais de grande porte. A mídia quase todos os dias noticia acidentes envolvendo animais soltos nas pistas, avenidas, BR’s e em tudo que é via pública, com animais e pessoas mortas pela irresponsabilidade de quem solta estes animais. É algo muito sério e que precisa de uma ação enérgica urgente do Poder Público para fiscalizar, punir e acabar com isso. Os valores dessas multas, inclusive, devem ser revertidos para dar melhores condições ao curral do Município, onde ficam os equinos resgatados pela equipe da prefeitura, visando melhores condições e bem-estar para estes animais”, destacou Anderson.