sábado, 18 de novembro de 2023

Sob o tema “Inovar e Evoluir”, Festival Arte na Usina – Safra 2023 anuncia programação de sua 9ª edição

 

Ponto de celebração e culminância das ações desenvolvidas pelo projeto Usina de Arte, com foco no desenvolvimento socioeconômico do distrito de Santa Terezinha, em Água Preta, o Festival Arte na Usina – Safra 2023 já tem data para movimentar a Mata Sul do Estado. Trazendo como tema central “Inovar e Evoluir”, a 9ª edição do evento acontece entre 7 e 10 de dezembro, com programação totalmente gratuita, shows, além de lançamento de livro, roda de leitura e performance.

Com apoio do Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul, o evento tem o objetivo de impulsionar os negócios da região do segmento de serviços, como gastronomia, turismo e hotelaria. Na programação musical deste ano, sobem ao palco Marina Lima (com o show Nas Ondas da Marina), Almério e Martins, Céu (com o show Fênix do Amor), Filipe Catto (com o show Belezas são Coisas Acesas Por Dentro, com repertório de Gal Costa), DJ Pepe Jordão, Banda Fim de Feira (lançando o CD Forró da Liberdade), Marcelo Jeneci (com o show Caravana Sairé), O Conde do Brega, Dany Myler, Otto (com o show As Quatro Estações – Otto canta Reginaldo Rossi), Geraldinho Lins, Patricia Firmino, Wilson Monteiro e Forró do Loirão.

Além da visitação gratuita do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte ao longo do dia, à tarde, o festival oferece também uma programação diversificada. O Festival Arte na Usina tem patrocínio da Empetur, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, via Governo do Estado; e também conta com parceria do Sebrae. Além dos shows, a programação contempla atividades na biblioteca do equipamento e performance de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira no Teatro Aberto Camilo Simões, que compõe a estrutura da Usina.

Hospedagens - Para hospedagens, o público conta com o modelo de hospedagem comunitária em que o visitante pode alugar a casa (ou quarto) de moradores da vila de Santa Terezinha. Atuam fazendo esse link a Hospedagem da Vila (81 98153.3763), Jeude Moraes (81 9122.9746) e Ritinha (81 98156.9990). Há ainda a Pousada do Eucalipto (81 99122.9746), Pousada Mandacaru Abacate (82 99341.5254) e também um amplo espaço para camping do Restaurante Jardim Botânico (81 99119.3259), que fica ao lado do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte.

Sobre a Usina de Arte - Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, o projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Alfredo Jaar, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Em meio a um trabalho de reflorestamento com plantas de mais de 1.000 espécies, em uma área de 40 hectares, o Parque Artístico Botânico é eixo central da iniciativa que irriga outras ações de desenvolvimento para a criação de estruturas para geração de renda e valor para a comunidade de 6 mil moradores no entono do projeto. São exemplos a recém-inaugurada Fab Lab Mata Sul - Usina de Arte, Escola de Música, Biblioteca e Centro de Conhecimento público com mais de 5 mil títulos com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.

O objetivo é estimular o turismo, e a consequente atividade econômica na região da Mata Sul de Pernambuco por meio do estímulo ao empreendedorismo na localidade, que viu nascer em seu entorno um total de dez restaurantes, pousada, pesque-e-pague, centro de artesanato, guias para passeios ecoturísticos, camping e a cultura de hospedagens domiciliares. “Essa guinada não seria possível sem o intenso envolvimento da comunidade, parte efetiva de todo o processo, e que, ao se sensibilizar com o potencial transformador da arte, tem contribuído sistematicamente com o projeto, desde a sua gestação até a atual condição de pilar de sustentação dele”, explica Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Associação Socioambiental e Cultural Jacuípe, que gere a Usina de Arte.

O grupo reúne de 40 membros de segmentos plurais da comunidade da Usina Santa Terezinha, sendo viabilizado a partir do apoio de pessoas físicas e jurídicas.

Visitação - A cerca de 150km do Marco Zero do Recife, o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte é aberto à visitação do público, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito. Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu. De lá, o público segue pela rodovia PE99, que começa em frente à Paróquia de São Sebastião, e leva até a Usina, situada no Km 10. Entre as opções de alimentação, estão os restaurantes Jardim Botânico, a Pizzaria Estação dos Sabores, Bodega de Alemão, Recanto Nordestino, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Pesque e Pague do Tio, Oxe Burguer e Restaurante Capim de Cheiro.

Programação:

7/12
16h Missa de Ação de Graças
19h Dj Pepe Jordão
20h Marcelo Jeneci
22h Almério e Martins
0h Céu – Fênix do Amor

8/12
16h30 Eco histórias da Amazônia
19h Dj Pepe Jordão
20h Patricia Firmino
22h Dany Myler
0h Conde Só Brega

9/12
17h Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
19h30 Fim de Feira – Forró da Liberdade
21h30 Filipe Catto - Belezas são Coisas Acesas Por Dentro
23h30 Marina Lima – Nas Ondas da Marina
1h Otto – As Quatro Estações (Otto Canta Reginaldo Rossi)

10/12
16h30 Lançamento do livro “Desenrolada? Não. Competente!”
18h Dj Pepe Jordão
19h Wilson Monteiro
21h Forró do Loirão
23h Geraldinho Lins