A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove nesta terça-feira (21) uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade é uma proposição da mandata da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e acontece às 18h, no auditório Sérgio Guerra. No evento, serão homenageadas mais de 50 instituições, movimentos, coletivos e organizações culturais e pessoas que possuem histórico de combate ao racismo em Pernambuco. A sessão será aberta ao público.
De acordo com a deputada Dani Portela, a solenidade é importante para reverenciar a ancestralidade do povo negro do nosso estado e visibilizar e celebrar as lutas históricas travadas contra o racismo e em busca de equidade racial. "O racismo estrutural é uma chaga aberta na nossa sociedade. Ele corrói os direitos das pessoas negras, impede que se avance em princípios básicos para a garantia de uma vida digna para as pessoas. Ao longo das últimas décadas, nós experienciamos a implementação de algumas políticas afirmativas, porém o processo foi interrompido durante o último ciclo presidencial neste país. Agora, nós exigimos que essas políticas avancem, por nenhum direito a menos para a população negra", afirma a deputada.
O dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Em 2003, com a publicação da Lei Federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não considerou a data feriado nacional. Hoje, somente seis estados em todo o país consideram o dia a20 de novembro como feriado: Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.