terça-feira, 21 de novembro de 2023

Sesc Caruaru celebra o Dia do Músico com encontro de corais

 

O dia 22 de novembro é marcado pelo Dia do Músico, em homenagem a Santa Cecília, exaltada como a padroeira da música e dos músicos. De acordo com as tradições, ela cantava tão bem e com tanta suavidade que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Para comemorar a data, vai realizado, nesta quarta-feira (22), o 1º Encontro Sesc Caruaru de Corais. O evento vai reunir cinco grupos, no Teatro Rui Limeira Rosal, a partir das 20h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é Livre.

A abertura é com o grupo de cordas “Bachiannas”, coordenado pelo professor e maestro Wellington Danda, que vai executar a Ária da Quarta Corda, de Joahnn Sebastian Bach. Depois, tem o Coral Canto Livre do Sesc Caruaru, formado por integrantes do Grupo da Amizade, de pessoas idosas, e regido por Edson Pedro da Silva, professor de Música da unidade. Para este encontro, será entoado o musical “Afrosonoridades”, que traz a influência da sonoridade afro, através de palavras do português e do dialeto africano Bantu.

A programação segue com o Coral AABB, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura musical da região. O repertório é uma viagem pelas melodias e ritmos da música popular, dos clássicos atemporais aos sucessos contemporâneos, e com o Coro Vozes do Capibaribe, de Santa Cruz do Capibaribe. Com um repertório marcado por músicas clássicas e populares, conta com o acompanhamento dos músicos Tom Catanha (teclado e violão) e seus sobrinhos Ramón (percussão) e Enzo (sanfona).

O último grupo a se apresentar é o Coral Madrigal de Caruaru, que teve como primeira maestrina Eliane Chagas, ex-integrante da Banda Sinfônica de São Caitano. Hoje, regido por Edvane Pontes, o coral é considerado uma instituição de utilidade pública (Lei Municipal 4.600 de Caruaru) e também é Patrimônio Vivo da cidade. Por fim, o 1º Encontro Sesc Caruaru de Corais se encerra com todos os grupos reunidos no palco para interpretar a canção “É Natal”, da comunidade Shalom.

“O nosso objetivo é celebrar a música através do canto coral, promovendo e divulgando grupos vocais da cidade e região. Este será um encontro marcado pela emoção que a boa música proporciona aos nossos ouvidos”, explica, Edson Pedro da Silva.