O diretor de Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, representou Suape na solenidade e recebeu o troféu da Antaq. “Essa premiação mostra que Suape está navegando na rota certa. Nossa agenda ESG é firme e robusta, com projetos socioambientais que visam melhorar o ecossistema de negócios, conservando a natureza e promovendo a equidade social da região do nosso complexo industrial portuário. Em 2022, estávamos em décimo lugar. Essa mudança significativa de posição no ranking é sinal de que o crescimento do porto está atrelado ao cuidado ambiental durante as operações portuárias e aos compromissos sociais e de governança corporativa”, afirma o gestor.
As premiações aconteceram em cinco categorias: Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-científicos, Índice de Desempenho Ambiental, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Travessia. O IDA foi instituído por meio da Resolução Antaq nº 2.650/2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. O índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.
Entre os indicadores avaliados destacam-se os que analisam a situação do licenciamento ambiental, a composição da equipe do setor de gestão ambiental, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, auditoria ambiental, o gerenciamento de resíduos, a qualidade e eficiência no uso de energia, o monitoramento da qualidade ambiental e os planos de contingência de saúde. A lista dos vencedores e mais detalhes da cerimônia já estão disponíveis no site da Antaq.
Imprensa Suape