Entre os dias 24 e 26 de novembro, representantes do Paulista participaram da 5ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em Gravatá.
O grupo do Paulista teve uma participação importante nos eixos temáticos, pontuando cada proposta de políticas públicas culturais, a fim de contribuir de forma técnica em todas as esferas.
A representação paulistense conseguiu homologar uma Moção Estadual, aprovada em Plenária Final, o reconhecimento em nível Estadual e recomendação ao Governo Federal, dos quilombos da cidade do Paulista que são o Quilombo de Uruba, no bairro de Jaquarana, e o Quilombo de Catucá, em Paratibe, ambos com uma história gigantesca no Brasil. Com isso, enriquecendo o turismo e a cultura municipal e de Pernambuco, garantindo o reconhecimento dessa ancestralidade, amparando-a com seus direitos constitucionais.
O secretário executivo de Cultura do Paulista, Rubens Conde, parabenizou o desempenho dos delegados de Paulista na Conferência Estadual de Cultura. "O reconhecimento no plano estadual e a recomendação ao Governo Federal dos quilombos de Uruba e de Catucá pela importância que têm na história do Brasil, demonstra a releváncia das propostas apresentadas por Paulista, na Conferência Estadual de Cultura".
Três representantes do município foram eleitos delegados para a Conferência Nacional: Sulamita Santos, eleita Delegada Titular, representando a sociedade civil pela setorial de Gastronomia; Tenório Cavalcante, como suplente da setorial Teatro e Ópera, também representando a sociedade civil e na representação governamental da RMR, a cidade do Paulista foi eleita como primeira suplente, tendo como delegado Luk Ribeiro.
Os demais delegados do Paulista na Conferência Estadual, foram: Sociedade Civil: Assis Oluafefe, segmento Cultura Popular Africana; segmento Artesanato, Vera da Orla; e representando o Governo Municipal, Nathália Bringel e Luk Ribeiro.
Imprensa Paulista PE