"Pedras, Flor e Espinho" é um espetáculo musical pernambucano e autoral, produzido de forma independente por Emmanuel Matheus e Juliana Couto, dois artistas pretos de Recife que sobrevivem da arte e que tem como filosofia de vida o ensino da prática teatral através da escola A Construção do Ator.
O espetáculo, carrega duas histórias paralelas que se entrelaçam no decorrer da trama. Acompanhamos a história da família Oliveira da Silva, que nessa ficção foi responsável por denunciar a localização do bando de Lampião, na Grota do Angico, e a de dois cangaceiros do bando, sobreviventes da emboscada, que estão fugindo da polícia e procurando a família que os denunciou. São eles: Criança e Luci, que tem apenas 15 anos e foi sequestrada por Criança, sendo obrigada a viver no cangaço, onde sofre constantemente violências físicas, psicológicas e sexuais.
O espetáculo é costurado por 7 canções autorais escritas pelo elenco e diretores, com participação especial da composição de Bernardo Valença: "Dó". Na estreia, "Pedras, Flor e Espinho" recebeu oito indicações no 29° Janeiro de Grandes Espetáculos, vencendo na categoria técnica (Thiago Augusto - Manipulação do cavalo Pé de Jambo) e o maior prêmio do festival: Melhor Espetáculo. Além disso, foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Otto Maia e Madson de Paula), Melhor Atriz (Gabriela Melo), Melhor Direção (Emmanuel Matheus) e, na categoria técnica: Melhor Trilha Sonora (Lucas Crasto) e Melhor Figurino (Emmanuel Matheus e Juliana Couto).
Serviço:
🗓️ 22 de novembro
⏰ 20h
📍 Teatro Santa Isabel
🎟️ 1kg de alimento
Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Emmanuel Matheus
Direção de produção: Juliana Couto
Direção musical e arranjos: Lucas Crasto
Letras: Bernardo Valença, Dante de Moraes, Emmanuel Matheus e Gabriela Melo.
Cenografia: Emmanuel Matheus
Execução cenográfica: José Júnior
Figurino: Emmanuel Matheus e Juliana Couto
Execução de figurino: Rodolpho Sales
Bonequeiro: Emerson Rodrigues
Iluminação: Cleison Ramos/Farol Ateliê de Luz
Sonoplastia: Simão Farias
Elenco: Bruno Cadete, Dante de Moraes, Gabi de Sá, Gabriela Melo, Otto Maia e Thiago Augusto.
Identidade visual: Dante de Moraes
Fotografias: Jessica Viana