“Cerca de 70% dos homens vão ao Urologista por solicitação de mulheres (mãe, esposa, namorada, etc.)”, afirma o médico urologista Evandro Falcão, coordenador do serviço de urologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Instituída no Brasil, em 2011, a campanha Novembro Azul visa contornar essa realidade, sensibilizando a população masculina, gestores e profissionais de saúde para o autocuidado e o cuidado integral da saúde do homem, não só neste mês, mas o ano inteiro.
O eixo principal da campanha é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais predominante em homens - cerca de 10% dos casos de câncer nesta população -, em todas as regiões do país, atrás do câncer de pele não melanoma. Para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados 72 mil casos novos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, promove, em 2023, a campanha “Saúde do Homem de novembro a novembro”, objetivando abordar de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associados à morbidade e à mortalidade dessa população, incluindo o câncer de próstata. “Devemos alertar para o cuidado do homem como um todo, desde a adolescência até a chamada boa idade. No caso da detecção precoce do câncer de próstata, o ideal é uma consulta anual com o urologista, a partir dos cinquenta anos, ou a partir dos 45, em caso de história familiar e paciente afrodescendente”, afirma o médico urologista Evandro Falcão.
Segundo o especialista, a idade, a história familiar e a raça - afrodescendentes são mais afetados do que os asiáticos, por exemplo - são fatores de risco para o câncer de próstata. Hábitos como tabagismo, alcoolismo e alimentação desregulada podem influenciar. “Algumas formas de prevenir a doença são manter uma dieta equilibrada e atividade física, evitar tabagismo, combater a obesidade, fazer consumo moderado de bebida alcoólica e evitar estresse. Todos são fatores que previnem não só o câncer de próstata, como várias outras doenças”, completa o médico.
Registros das unidades hospitalares do estado apontam que, no ano de 2021, foram diagnosticados 504 casos de cânceres do Sistema Urológico em Pernambuco. O quantitativo inclui os casos de próstata e também de pênis, testículo e outros órgãos genitais masculinos. “Vale lembrar que o diagnóstico precoce proporciona a cura de até 95 % dos casos de câncer de próstata, através do tratamento cirúrgico ou da radioterapia”, ressalta Evandro Falcão.