A Neoenergia Pernambuco tem promovido uma série de grandes obras para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento da energia elétrica durante o período do verão, principalmente no Litoral do Estado. As praias de Tamandaré e de Muro Alto, que estão entre as mais procuradas do Brasil, estão recebendo novos circuitos alimentadores, que tornam o fornecimento mais robusto para atender ao aumento da demanda das duas regiões. Além disso, todas as subestações que atendem à faixa litorânea estão sendo vistoriadas e possíveis defeitos identificados estão sendo corrigidos imediatamente. A rede de distribuição também está passando por inspeção termográfica, que identifica os pontos quentes das conexões para que possam ser substituídas de forma preventiva, evitando assim possíveis interrupções.
O alimentador de Tamandaré já está em funcionamento. Com uma extensão de 6,14 km, foi necessária uma estrutura de 95 postes para atender ao projeto. O circuito sai da Subestação Tamandaré e distribui a energia para os transformadores do Centro da cidade e para parte de Carneiros. São mais de 2,3 mil clientes beneficiados com a obra, além de toda a rede comercial e hoteleira que existe na região. A potência é de 7,9 MVA.
O alimentador de Muro Alto deve ser concluído até o final do ano. Um pouco maior, o circuito terá 8,4 km de extensão, também com a potência de 6,2 MVA e 45 postes instalados. A rede sai da Subestação Nossa Senhora do Ó e vai atender exclusivamente a área de Muro Alto, em Ipojuca. Serão 2,2 mil clientes beneficiados com a obra.
“O litoral de Pernambuco é um dos mais procurados no verão do Brasil, principalmente no final de ano, quando milhares de pessoas chegam diariamente para aproveitar as belezas naturais. Por isso, essas duas obras são tão importantes. Elas promovem qualidade ao fornecimento de energia, dão mais folga à rede já existente e garantem o serviço, inclusive durante esse período de mais demanda. Estamos trabalhando para que a única preocupação das pessoas que estarão nesses locais seja se divertir”, afirmou a superintendente de Expansão de Rede de Alta Tensão da Neoenergia, Anapaula Nobre.
Além das obras preventivas, a Neoenergia também está montando um esquema especial para o Natal e o Reveillon no Litoral do Estado. A distribuidora vai ampliar o número de equipes de plantão e no Centro de Operações Integradas. A intenção é que, caso seja necessário, o atendimento seja rápido e assertivo.
Outro ponto que também vai contribuir com essa velocidade no atendimento é a instalação de equipamentos automatizados na rede local. Esses religadores tornam serviço mais rápido, pois são telecomandados e possuem ciclos de religamento, o que mantém o sistema em funcionamento para situações de faltas transitórias (toque de galho de árvore na rede, ventania forte, objeto arremessado contra os fios etc). Caso seja um problema de característica permanente e o equipamento atuar cessando o fornecimento de energia, o centro de operações poderá visualizar a ocorrência em tempo real. Com isso, a mobilização de equipes para correção do defeito se dá de maneira mais rápida.
Imprensa Neoenergia PE