sábado, 4 de novembro de 2023

Morre no Recife atriz e produtora cultural Leda Alves

 

Morreu neste sábado, em sua residência, no Recife, a atriz e produtora cultural Leda Alves, aos 92 anos. A família anunciou que ela faleceu de causas naturais. O velório está previsto para acontecer na capela central do Cemitério de Santo Amaro e seu corpo deve ser cremado neste domingo (05/11) no Cemitério Morada da Paz.

Leda deixa um importante legado em favor da cultura e do teatro pernambucano. Ela também foi secretária de Cultura do Recife entre os anos de 2013 e 2020, durante as gestões de Geraldo Júlio. Na sua trajetória, trabalhou como assessora especial durante as gestões de Miguel Arraes. Ela também foi diretora do Teatro Santa Isabel, da Fundarpe, da Companhia Editora de Pernambuco e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Formada em Arte Dramática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fundou, junto com o marido, o teatrólogo Hermilo Borba Filho, o movimento Teatro Popular do Nordeste (TPN). Nessa época, o grupo encenava montagens de textos com teor político e de resistência à ditadura militar (1964-1985). Filiada ao Partido Socialista Brasileiro, Leda Alves integrava o Diretório Estadual do PSB.

Autoridades lamentaram a perda e lançaram notas oficiais:

Sileno Guedes - Presidente estadual do PSB de Pernambuco:

Pernambuco e o Nordeste se despedem hoje de um dos nomes mais proeminentes de sua cultura. Leda Alves, atriz, gestora cultural, ex-secretária de Cultura do Recife e histórica militante socialista, faleceu neste sábado, 4 de novembro de 2023, aos 92 anos, no Recife.

Fundadora, junto com Hermilo Borba Filho, do Teatro Popular do Nordeste, Leda Alves deixou sua marca como dama da cultura e defensora das manifestações artísticas plurais em diversos equipamentos artísticos e em variados estágios da nossa história.

Contribuiu, como assessora especial para a área da Cultura, com as gestões do ex-governador Miguel Arraes. Também teve passagens pela direção do Teatro de Santa Isabel, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Entre 2013 e 2020, deixou seu legado em mais uma gestão socialista, integrando a equipe do ex-prefeito Geraldo Julio como secretária de Cultura do Recife, período em que, mais uma vez, buscou fazer cultura levando em conta também sua dimensão social e política.

Além de ter a honra de contar com a contribuição de Leda Alves em tantos governos, também era um orgulho para o PSB tê-la em suas fileiras como integrante do Diretório Estadual do partido, como uma voz forte e qualificada em torno das políticas públicas sobre a área cultural.

A presença física de Leda Alves desaparece, mas tudo o que ela representa estará eternizado nos equipamentos de cultura, nos fazeres artísticos e em cada política cultural que se concretizar nesta capital, neste estado e neste Nordeste que ela tão bem viveu e retratou.

Raquel Lyra - Governadora de Pernambuco:

Pernambuco perdeu hoje Leda Alves que faleceu, no Recife, deixando um importante legado em defesa da nossa cultura, como atriz e gestora pública. Em meu nome e do povo de Pernambuco expresso profunda solidariedade à família e inúmeros amigos neste momento de despedida.

Renildo Calheiros - Deputado Federal:

A Cultura de Pernambuco está de luto com a morte da atriz e gestora cultural Leda Alves. Após uma vida  dedicada ao teatro e à memória de Hermilo Borba Filho, o legado de Leda seguirá forte para todos que atuam na cultura pernambucana. Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Humberto Costa - Senador

Um dia de tristeza para Pernambuco com a morte de Leda Alves, ex-secretária de Cultura do Recife, alguém que dedicou parte expressiva da vida à cultura popular e à defesa da democracia. Nossos sentimentos à familia e aos amigos dessa grande mulher.

Luciana Santos - Ministra da Ciência, Tecnologia e Informações

Encantou-se Leda Alves! Atriz e estudiosa da cultura popular, fez parte do elenco do Teatro Popular do Nordeste, além de ter dedicado grande parte da sua vida ao serviço público, passando por importantes cargos e sempre defendendo que a cultura é a história de um povo. O legado que Leda deixa é inestimável. Meu mais profundo pesar pela partida dessa grande dama do teatro pernambucano. Leda Alves, presente!

João Campos - Prefeito do Recife

Leda foi uma grande referência para todos nós na área da cultura e na luta pela democracia. Era uma mulher de fibra, que sempre nos inspirou, e eu tive a oportunidade de crescer aprendendo com ela, vendo o seu trabalho e vocação para cuidar da cultura. Leda contribuiu muito em todas as esferas para a nossa cidade, inclusive como uma grande secretária de cultura e defensora da cultura popular e de todos os tipos de manifestação e de linguagem cultural da nossa cidade.

Vamos criar o 'Prêmio Leda Alves da Cultura Popular' para poder, todos os anos, fazer referências e homenagear aqueles que fazem a cultura popular do Recife. Com grande pesar no coração, eu lamento muito, mas eu tenho certeza que quem viveu como Leda viveu, de forma intensa e muito digna, cheia de coisas boas no coração e contribuição para tanta gente, Leda estará sempre presente e seu espírito jamais sairá dos nossos corações. Viva Leda e obrigado por tudo, minha querida amiga