A ideia do encontro presencial surgiu como uma consequência natural da grande demanda de questionamentos sobre o pagamento do piso, na rede social do deputado estadual Gilmar Júnior (PV). Essa foi uma das primeiras falas do parlamentar, que deu as boas-vindas aos profissionais de enfermagem, no auditório da Unip, na Imbiribeira, zona sul do Recife, na noite da sexta-feira (10).
Gilmar Júnior compôs uma mesa com 14 advogados especialistas na temática, que tiraram dúvidas dos participantes. Estiveram presentes profissionais da rede pública, privada e cooperativas. “A ideia do encontro é somar forças e colocar esse grupo especialista à disposição dos profissionais. Há muita fake news na internet e eu precisava propor esse encontro olho no olho para extinguir muitas dúvidas e dizer para os meus colegas terem esperança. Inclusive, pretendo descentralizar o evento e fazer, em breve, a segunda edição no interior”.
Sobre o nome escolhido para o projeto “Juntos pela enfermagem”, ele explicou: “O governo do estado vem usando a palavra ‘juntos’ para lançar programas que estão difíceis de sair do papel. A governadora quer estar perto da população só no nome, porque na prática tem se mantido distante de quem mais precisa. Ela não dialoga com a enfermagem. Nao deixa claro os cálculos que estão sendo feitos para o repasse do piso e nem sobre os retroativos. O mesmo vale para prefeituras também, que precisam dialogar com a categoria. E isso não é nenhum favor! Precisamos estar cada vez mais unidos, até que o último profissional de enfermagem tenha garantido no contracheque o piso, há muito já assegurado em lei”.