quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Horta orgânica auxilia terapia no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP)

 

O Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) retomou a plantação dos primeiros canteiros da horta da unidade. A iniciativa faz parte de uma ação para auxiliar nas terapias dos pacientes, além de estimular o hábito da alimentação saudável. O projeto tem parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e com o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). A iniciativa tem como meta a plantação de 70 canteiros.

A horta está em fase inicial, mas já foram cultivados pimentão, berinjela, couve, quiabo, tomate e coentro. Após colhidos, esses alimentos orgânicos serão utilizados nas refeições diárias de pacientes e funcionários da unidade.

Para a diretora médica do HUP, Elaine Sousa, a horta é mais uma oportunidade de proporcionar atividade terapêutica para os pacientes, além de inserir a promoção da qualidade de vida, por meio da orientação sobre a horticultura e o consumo de produtos cultivados sem agrotóxicos.

Ainda de acordo com ela, as atividades, como capina, plantio e replantio, permitem a saída da rotina do ambiente hospitalar, vivenciar uma experiência social e de integração com o meio ambiente e explorar a terra, o que ajuda no tratamento dos pacientes.

“Os benefícios contemplam várias questões. Além da terapia, pontos como sustentabilidade e o estímulo à alimentação saudável são agregados positivamente à proposta da horta”, explica a diretora do HUP.

Há expectativa que hortaliças medicinais também sejam cultivadas, como mastruz, babosa, açafrão, erva cidreira, entre outras. A previsão é que a horta esteja funcionando em sua totalidade até o início do próximo ano.