Encerrou nesta segunda-feira (30), a etapa digital da 4ª Conferência Nacional da Juventude (CNJ). Foram 2.288 propostas e 62.025 participantes engajados em 253.038 visitas à página e 25.762 comentários.
A despeito de boatos propagados em redes sociais, não houve rejeição de propostas na etapa digital da 4ª Conferência Nacional da Juventude. Os conteúdos postados na plataforma foram moderados de forma posterior, sem censura prévia alguma.
A moderação foi aplicada a cada uma das propostas. Os termos de uso da plataforma Brasil Participativo veta discursos de ódio, argumentos que ferem os direitos humanos, além de conteúdos nocivos ou perigosos, ofensas e linguagem inapropriada. As propostas são incluídas de maneira automática na plataforma Brasil Participativo. Após a inserção no sistema, elas são analisadas.
Felizmente, não houve proposta que tenha sido rejeitada pela moderação da etapa digital da 4ª CNJ. Algumas iniciativas denunciadas por um alto volume de usuários foram temporariamente suspensas por uma funcionalidade do próprio sistema. No entanto, uma vez reanalisadas e constatadas como legítimas, foram recolocadas no sistema. A Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede da Secretaria-Geral da Presidência da República, que é responsável pela plataforma Brasil Participativo, estuda desabilitar esse recurso na plataforma.
A relevância das propostas na plataforma é definida por 2 atividades: votar e comentar, conforme critérios. Cada voto recebido equivale a 50 pontos. Cada comentário realizado por outro participante equivale a 40 pontos. O número total de cada atividade é multiplicado por seu respectivo peso.
A soma dos valores de cada atividade resulta no valor de relevância total da proposta. Somente será contabilizado, para fins de pontuação, um comentário por pessoa em cada proposta. Todas as propostas registradas na plataforma digital serão sistematizadas de acordo com os 12 eixos temáticos da 4° Conferência Nacional de Juventude. As 5 propostas mais relevantes, por eixo temático, na plataforma digital, serão incluídas para deliberação e votação dos delegados e das delegadas da Etapa Nacional.
Os eixos temáticos da Conferência Nacional da Juventude são: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
Imprensa Planalto