terça-feira, 21 de novembro de 2023

Doutor em finanças dá dicas de como aproveitar a Black Friday com eficácia e segurança

 

Uma tradição norte-americana adotada nos últimos anos no Brasil, a Black Friday, apesar das críticas, tem elevado as vendas dos varejistas. Sabemos que boa parte dos anúncios não oferecem descontos verdadeiros, mas vale a pena identificar as oportunidades e aproveitar as que valerem a pena. Por isso o docente dos cursos de gestão do UniFavip Wyden e doutor em finanças, Ricardo Galvão, elaborou um roteiro para os consumidores aproveitem a Black com sabedoria.

1- Preparação e análise

Acertar nas compras da Black Friday começa por saber o que comprar. Você deve verificar, antes do evento, o que precisa e o que vale a pena trocar. Decida agora o que considera válido comprar, mas, ainda mais importante, decida o que não precisa comprar. Depois de decidir, pesquise os preços antes do evento. Anote os preços hoje para confirmar se os produtos que quer comprar estão ou não em promoção.

2- Acesso aos sites e proteção contra fraudes

No dia anterior à Black Friday, atualize seu cadastro nos sites que considera confiáveis e que praticam preços baixos. Lembre-se de que as melhores ofertas durarão poucos minutos, então esteja com o cadastro do site pronto e logado. Verifique também se os meios de pagamento (cartão, pix...) estão com limite disponível e funcionando perfeitamente.

Atenção: Cuidado com os links! Não acesse os sites por meio de links recebidos via SMS ou similares, pois criminosos criarão páginas idênticas as oficiais e enviarão links para essas páginas falsas. Outro cuidado que o comprador deve ter envolve verificar se o vendedor é confiável antes de realizar qualquer compra. Plataformas de marketplace possuem vendedores honestos e golpistas, então compre apenas de quem tem boa reputação.

3- Compre apenas o que precisar e que estiver com bons descontos

Saiba que, mesmo se pesquisar antes, evitar golpes e comprar com desconto, a Black Friday ainda poderá ser péssima, basta que tenha comprado algo que não precisa ou não usará. Lembre-se de que o produto mais caro é aquele que foi comprado, mas nunca foi usado. Se seguir o roteiro que criamos, poderá fazer da Black Friday um instrumento de economias e alegrias.