Overview da F5 Ads mostra expectativa de otimismo para as vendas. Tacaruna e Plaza já se preparam para a data, que antecede as compras do Natal
Recife, 23 de outubro de 2023 - Passado o Dia das Crianças, o varejo se prepara para a Black Friday, que no Brasil já se consolidou como o período oficial de pré-vendas para o Natal. Neste ano, a data será celebrada no dia 24 de novembro, que é a última sexta-feira do mês e, coincidentemente, crava a antecedência de 30 dias da celebração natalina. E em 2023 a expectativa em relação aos consumidores está em alta, de acordo com o overview feito pela F5 Ads, adtech pernambucana especializada em marketing digital e mídia programática.
O levantamento da F5 Ads, que analisou o comportamento do consumidor brasileiro, mostra que 62% dos entrevistados nas classes A, B e C pretendem fazer compras na Black Friday. Destes, 48% já começaram a pesquisar sobre produtos e preços há cerca de três meses. O resultado otimista está em consonância com os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). No acumulado do ano até julho houve um crescimento de 4,3% na receita nominal de vendas no comércio varejista pernambucano, se comparado ao mesmo período de 2022.
Diante dessa alta nas vendas, o overview da F5 Ads mostra, ainda, que para a edição 2023 da Black Friday já há um aumento de 24% de buscas no Google sobre o assunto Black Friday, se comparado ao mesmo período do ano passado. “Mesmo com cenário econômico atípico, as pessoas estão esperando a Black Friday. E o percentual de pessoas que programam as compras antecipadamente mostra que trabalhar as oportunidades que a marca tem em diversos canais é muito importante para esse processo de decisão da compra”, aponta Bruno Moura, Head de Growth e Data Analytics da F5 Ads.
Esse número, complementa Bruno Moura, está alinhado a outro resultado percebido no overview da F5 Ads: 51% consideram comprar antes da Black Friday, enquanto 50% se preparam antecipadamente, se inscrevendo em listas e comunicações do gênero para aproveitar as ofertas. “Ou seja, fica claro que a oportunidade de vendas não está somente em novembro, por isso, enfatizo que ter uma estratégia que antecipe as oportunidades e consolide a conexão com a marca é decisivo para a compra”, explica o Head de Growth e Data Analytics da F5 Ads.
Antecipação é um comportamento que já está na rotina de grandes centros de compras da Região Metropolitana do Recife, como o Shopping Tacaruna e o Plaza Shopping. Lá, a expectativa para a edição 2023 da Black Friday é das melhores.
E para atrair o consumidor que já quer antecipar as compras, os dois malls preparam ações especiais que antecedem e muito a última sexta-feira de novembro. Em ambos, a Black Friday vai acontecer entre os dias 20 e 26 de novembro.
O público também poderá aproveitar as ofertas especiais da Black Friday nas lojas do Tacaruna Online, plataforma de vendas digital do Shopping Tacaruna, e comprar diretamente do conforto de casa. As compras realizadas são entregues no endereço indicado pelo cliente com frete grátis.