quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Cedca comemora 33 anos homenageando ativistas com Prêmio Márcia Dangremon


O protagonismo de entidades e representantes e sociedade civil na defesa das crianças e adolescentes em Pernambuco foi reverenciado,  no último  dia 14/11, com a entrega do Prêmio Márcia Dangremon 2023, promovido pelo Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). A iniciativa integra as comemorações dos 33 anos do Conselho e foi marcada pela presença ativa das crianças e adolescentes, tanto na composição da mesa quanto nas apresentações e homenagens. 

O Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA, de Caruaru, foi o grupo homenageado na categoria Pessoa Jurídica de Direito Privado. Os integrantes fizeram a abertura e o fechamento dos trabalhos, com a apresentação de clássicos da música popular brasileira e batalha de rap. 

A mesa de abertura foi composta pela presidente do Cedca, Glaucia Andrade; pelo representante do Governo do Estado, o gerente geral de Criança e Juventude, da SDSCJPVD, Macdouglas de Oliveira; pela representante do Comitê de Participação dos Adolescentes (CPA), do Cananda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Tainara Lira; pela promotora Ana Maria da Fonte, representando o Ministério Público de Pernambuco; pela assistente social Rosana França, do Coletivo Mulher Vida; e pelo representante da Adufepe, professor José Audísio Costa.

A presidente do Cedca, Glaucia Andrade, comemorou a entrega da comenda e frisou a importância do comprometimento de todos e todas na garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse momento é uma convocação a todos que estão aqui, para que voltemos a atenção para o conselho. Para que possamos nos unir e ampliar a rede de proteção às crianças e adolescentes do nosso estado”, garantiu.

Na categoria adolescente, Joana Truká foi a homenageada. Joana é indígena do povo Truká, mora em Cabrobó e é aluna do 3º ano do ensino médio, poetisa, escritora e ativista. Na categoria pessoa física a agraciada foi Maria José Galvão Cavalcanti, mais conhecida como Dona Zedi, que iniciou seu ativismo ainda na década de 70, como professora de Serviço Social da UFPE, onde fomentou discussões sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência. 

A necessidade de empenhar esforços para garantir que os direitos estejam presentes na casa e na vida de cada criança e cada adolescente todos os dias foi destaque na fala dos presentes. “Que possamos reconhecer essas pessoas que lutam na defesa das crianças e adolescentes. O Governo do Estado está disponível para apoiar essas ações e fomentar políticas públicas que garantam os direitos desse público”, reforçou o gerente geral de Criança e Juventude da SDSCJPVD, Macdouglas de Oliveira. 

No gênero Pessoa da Área de Comunicação, homenageou a ex-assessora de comunicação do Cedca, Mariama Monteiro, pelos serviços de visibilidade prestados ao Conselho e suporte aos conselheiros da equipe. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi a homenageada enquanto Pessoa Jurídica de Direito Público, pela implementação de ações voltadas para os direitos humanos, com destaque especial, dos direitos da criança e do adolescente. 

A assistente social Rosana França, do Coletivo Mulher Vida, falou sobre a socióloga que combateu a ditadura militar, e atuou pela liberdade e pelos direitos das mulheres. “Márcia Dangremon era uma profissional que prestava muito pelos direitos das crianças e adolescentes, revolucionando espaços e incluindo todos no debate, ouvindo, especialmente, as crianças e adolescentes sobre as suas reais necessidades”, disse.

Sandro Cipriano, educador do Serviço de Tecnologia Alternativa (PE), foi homenageado na categoria In Memorian, em reconhecimento a sua luta contra a exploração de crianças e adolescentes e pelo desenvolvimento de projetos sociais junto ao Unicef. Sandro foi representado pela presidente do Serta, Alexsandra Maria da Silva.