A última edição anual do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), retrata o aumento do quadro de associados das Cooperativas de Crédito de 14,5%, passando para 15,6 milhões, sendo 13,2 milhões de pessoas físicas e 2,4 milhões de pessoas jurídicas. Segundo o Panorama, o maior crescimento incidiu sobre a base de PJ, em que 90% são de micro e pequenas empresas. Entre as pessoas físicas, o maior número de associados é de homens, nas faixas etárias mais jovens.
Esse movimento é sentido pela Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, prevê aumentar sua base de associados pessoas jurídicas (PJ) em 17% no ano de 2023. Dos mais um milhão associados PJ, 74% são micro e pequenas empresas; 22% microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes. A representatividade entre os menores é tão expressiva que, das mais de 1,1 milhão de pequenas empresas no Brasil, 25% são associadas atualmente à instituição. A Sicredi Recife também tem vivido essa realidade, e atualmente conta com 1791 associados PJ, e com um aumento de 17,55% em relação ao ano passado.
Para o presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas, esse cenário é devido ao entendimento de que o foco da Cooperativa não é o lucro, mas sim o desenvolvimento da economia local, o bom relacionamento entre a instituição e o associado, oferta de soluções financeiras e o trabalho de educação financeira que é realizado”, ressalta Floriano Quintas. Acesso a linhas de crédito para manutenção e expansão dos negócios com taxas mais atrativas e adequadas à realidade, consultoria financeira e isenções são alguns diferenciais da instituição financeira cooperativa.
Mas, conforme um levantamento realizado com as empresas, o relacionamento com o gerente, bem como a relação de confiança, são os pontos mais valorizados por esse público. “O Sicredi é visto como uma instituição financeira confiável, que se preocupa em oferecer soluções voltadas às necessidades de seus associados, mantendo um relacionamento próximo e sem deixar de ofertar a comodidade do digital. Nosso alcance em cidades menores, combinado com um atendimento personalizado e taxas competitivas, demonstra nossa dedicação em impulsionar o crescimento econômico local", afirma Felipe Sessin, superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi.
*Carteira de crédito* - No mês de julho, o saldo da carteira de crédito para PJ superou a marca R$ 62 bilhões, sendo que 38% deste montante está concentrado em empresas de micro e pequeno portes. A carteira de crédito PJ representa 35% da carteira de crédito total da instituição financeira cooperativa. Para dar suporte às empresas, são mais de 300 soluções financeiras e não financeiras, entre elas soluções de Fluxo de Caixa (aceitação, cobrança, folha de pagamento, gestão de pagamentos e gestão financeira), crédito, investimentos, cartão empresarial, câmbio, consórcios, seguros, entre outros. Além disso, recentemente o Sicredi lançou o Organizador PJ, uma solução inovadora que possibilita, com o uso da inteligência artificial, a conciliação, organização e categorização de informações multi bancos, através do consentimento do Open Finance.
*Sobre a Sicredi Recife*
Em 2023 a Sicredi Recife chega aos 30 anos de fundação em Pernambuco com credibilidade e solidez, ultrapassando o número de 19 mil associados e mais de 85 colaboradores. Tem atuação na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, com uma rede de atendimento de 6 agências nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana, além de uma agência móvel. A instituição financeira cooperativa é integrante do Sistema Sicredi.