A Ambev e a Fundação Avina realizaram um encontro em Pernambuco nesta terça-feira (21) para avaliar os resultados e discutir estratégias do projeto AMA, que tem como objetivo ampliar o acesso à água potável no país. O evento, sediado no Hotel Luzeiros, localizado no Pina, Zona Sul do Recife, reuniu representantes de ONGs e iniciativas nacionais e internacionais que atuam na área da sustentabilidade.
A programação do primeiro dia foi voltada para a discussão dos aprendizados e troca de experiência entre as organizações. Ainda foram apresentados os históricos e as perspectivas futuras do projeto AMA, além de detalhes sobre as iniciativas em andamento no estado.
As ações incluem a construção de cisternas, a instalação de poços e a capacitação de comunidades para a gestão de sistemas de água. Além disso, o projeto também promove melhorias alimentares por meio do desenvolvimento de hortas nas escolas beneficiadas, utilizando o reuso de água para fortalecer a merenda escolar.
“O objetivo do encontro é reforçar o compromisso com a região do semiárido e agradecer aos parceiros locais pelo trabalho conjunto. A ideia é que a partir dessas visitas, a gente consiga mais uma vez fomentar a discussão e trazer soluções inovadoras junto com esses parceiros que estão na ponta", pontuou Thayná Nascimento, gerente de Impacto Social da Ambev.
Ela ainda destacou a importância de Pernambuco como sede do evento. “É o estado com o maior número de municípios no Semiárido, o que torna simbólico o trabalho realizado na região. Além disso, foi um dos primeiros estados a implementar os projetos AMA desde o lançamento da marca em 2018", completou.
O encontro se estenderá até quinta-feira (23), quando os participantes também irão visitar as cidades de Pesqueira, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão, para conhecer de perto o desenvolvimento do projeto no estado.
Sobre AMA
AMA é o primeiro produto social da Ambev. Comercializada em garrafas e em latas de alumínio, todo lucro da água AMA é destinado para projetos sociais que têm ajudado a reverter a realidade de muitos brasileiros que vivem sem água tratada. Do semiárido brasileiro aos desertos urbanos e comunidades vulneráveis em São Paulo, mais de 600 mil pessoas já foram impactadas positivamente nos primeiros cinco anos desse projeto social da Ambev, que busca levar água potável para quem precisa.
A fórmula é simples: 100% do lucro obtido com as vendas de AMA são direcionados a projetos sociais que levam água de qualidade às pessoas que não têm e todos podem acompanhar como é feita a conversão desse valor em benefício à população. O custo de produção e de transporte da AMA representa 45% de seu preço, 25% são impostos, 5% vendas e marketing e os 25% restantes correspondem ao lucro.
Até o momento, AMA já apoiou 115 projetos e arrecadou mais de R$ 7 milhões. Para se ter ideia, o número de pessoas beneficiadas pelo projeto pode ser representado por 1500 aviões com todas as poltronas vendidas e oito estádios do Maracanã lotados.