sábado, 4 de novembro de 2023

Alunos do curso Técnico em Fruticultura participam de visita técnica em propriedade no Agreste

 

Estudantes do curso Técnico em Fruticultura, realizado pelo Senar Pernambuco, no polo Machados, aproveitaram o fim de semana para aplicar as técnicas aprendidas em sala de aula, durante uma visita ao Sítio Manibu, localizado em Orobó, no Agreste pernambucano.

A experiência permitiu que os futuros técnicos de campo compreendessem todo o processo envolvendo o plantio de frutas em sementeiras, assim como as etapas de produção de mudas frutíferas.

A visita foi conduzida pela coordenadora de Treinamentos do Senar/PE, Crissanny Oliveira, juntamente com a supervisão de Vaneide Thorpe e tutoras Keilly Falcão, Silvana Araújo e Carina Tavares, que ministram as disciplinas Viveiro e legislação de viveiros, Implantação da área de produção e legislação, e Técnicas de produção de frutas, respectivamente.

Na ocasião, as profissionais mostraram as condições ideais para o desenvolvimento de uma sementeira, bem como a caracterização dos sistemas convencional, integrado e orgânico, na produção de frutas; Necessidades climáticas, pedológicas e fisiológicas dos sistemas de produção frutícola; Poda, irrigação, nutrição, raleio, dormência, adubação, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas.

Por outro lado, os alunos acompanharam como se dá a produção de mudas frutíferas, que requer cuidados específicos e acompanhamento técnico em todas as fases: construção/instalação do viveiro, preparo do substrato, métodos de propagação, tratos culturais até a seleção das mudas para comercialização.

Em ambos os processos, a equipe ressaltou a importância do planejamento desde a implantação, incluindo o período de manutenção do plantio e os custos de produção.

Para o presidente do Sindicato Rural de Machados, produtor e aluno do curso Técnico em Fruticultura, Ednaldo Marcolino, a aula prática ajudou a esclarecer diversos aspectos da área. "A atividade mostrou como a orientação técnica contribui para uma fruticultura produtiva, sustentável e rentável”, destacou.

Imprensa Senar