quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Água: qual é a quantidade ideal para se manter hidratado?

 

Devido às altas temperaturas, é importante sempre estar hidratado para garantir o bem-estar e a saúde. Ou seja, as pessoas devem estar atentas à quantidade diária de água consumida, especialmente em casos de climas quentes, pois a transpiração acelera a perda hídrica. A água desempenha papel fundamental na regulação da temperatura corporal, no metabolismo e no equilíbrio das substâncias dissolvidas no organismo. A desidratação pode acarretar problemas de saúde, mas o excesso de água também é prejudicial. Mas qual é a quantidade ideal para cada pessoa? Até existe um método que recomenda quanto cada uma deve tomar de líquido por dia, no entanto, outros fatores devem ser considerados, como, por exemplo, quem pratica atividades físicas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ingerir diariamente 35ml de água por quilo de peso corporal, sendo assim, uma pessoa de 70kg teria que consumir, no mínimo, 2,45 litros por dia. Segundo a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, em lugares com clima quente e úmido, a média de consumo de água cotidianamente pode ser considerado de 45ml por kg de peso, desta maneira, para uma pessoa de 70 kg, a dosagem deve ser de 3,150 litros por dia. "Apesar disso, a quantidade ingerida pode variar, alguns fatores têm relação ao peso, se o indivíduo pratica alguma atividade física e casos de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outra comorbidades", explica.

A água ajuda na manutenção da temperatura do corpo, auxiliando o metabolismo, uma vez que as reações químicas ocorrem em uma temperatura ideal. “Um indivíduo bem hidratado possui seu metabolismo em pleno funcionamento, bem como o transporte de hormônios, nutrientes e enzimas. As substâncias dissolvidas do nosso corpo se mantêm em equilíbrio, portanto, o que o nosso organismo não consegue absorver será eliminado por meio da urina e do suor. Logo, o intestino funcionará melhor e não terá a necessidade de reabsorção da água das fezes, pois o corpo estará hidratado”, ressalta a nutricionista.

Quem consome pouca água durante o dia pode ter o volume sanguíneo diminuído o que pode atrapalhar o bom funcionamento cardíaco. Além disso, a desidratação causa mal-estar, dores de cabeça, sensação de cansaço, tontura, desmaios e até mesmo a morte. O excesso de água também não faz bem, sendo capaz de provocar intoxicação, por conta do desequilibro na concentração de alguns nutrientes no corpo.

Por fim, a docente alerta que substituir a água por outro líquido como refrigerante não é ideal. “O suco pode possibilitar o aumento da ingestão hídrica, porém, nunca trocar água por bebidas gaseificadas ou alcoólicas. Uma boa ideia é fazer líquido natural (H2O) aromatizado, colocando frutas, como morango, limão, melancia ou abacaxi, para variar um pouco e ajudar o paladar sentindo o sabor da fruta”, conclui Flávia Ribeiro.