sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Servidores Públicos revelam seus talentos no trabalho e fora dele

 

O servidor público dedica seu tempo ao atendimento da população, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para a transformação das realidades, através de políticas públicas. São diversas atividades diárias, buscas, construções, realizações profissionais, sonhos realizados através do trabalho. No meio desses propósitos, renovados a cada dia, entram os talentos artísticos. No Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), funcionários realizam atividades extra setores, que inspiram ao relaxamento e a vontade de produzir ainda mais.

Um dos exemplos é Clayton Valões, ele dá expediente no setor de Informática e ainda encontra tempo para se dedicar à pintura. A concentração necessária ao exercício das tarefas, no IRH, ele utiliza também para produzir seus quadros, que já renderam exposições no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Masp, em São Paulo. “O IRH foi e tem sido uma grande escola para meu aprendizado, me proporcionou vários cursos na área de administração e me deu muitas oportunidades. Por outro lado, tenho meu dom de pintar, que me deixa realizado e feliz,” destaca Clayton, que já contribui com o serviço público há 39 anos.

Outro dom descoberto entre os servidores foi a Marchetaria, técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, piso, através da aplicação de materiais diversos, um robe que Hércules da Silva Melo, 59 anos, e 38 de serviço público, realiza quando não está no setor de transportes do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) no controle de saída das ambulâncias. “Arrumo tempo para as duas atividades, o serviço público que é muito importante e necessário para mim; e a arte, um trabalho muito prazeroso”, revela o funcionário, que já participou de feiras promovidas pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) e, no dia 28 de novembro, vai expor suas peças no Galpão do Artesanato, no bairro do Recife.

Imprensa IRH PE