terça-feira, 24 de outubro de 2023

Psicólogo dá dicas sobre como ser mais paciente


Manter o equilíbrio emocional é um desafio diário para muitas pessoas. Alguns pilares essenciais para tornar isso possível são o planejamento e a organização do dia a dia. Estabelecer metas, definir uma rotina e compreender o propósito de vida são elementos fundamentais que influenciam diretamente o bem-estar e a estabilidade emotiva. Ao reduzir a ansiedade por meio de hábitos saudáveis, como ter uma noite de sono regular e alimentação adequada, é possível alcançar um maior controle sentimental, contribuindo para um dia mais equilibrado e satisfatório.

De acordo com o psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Cleyson Monteiro, a impaciência impacta negativamente a saúde mental, desencadeando gatilhos afetivos. “Fatores fisiológicos, como a qualidade do sono, desempenham um papel crucial nesse cenário. Estudos demonstram que a falta de um sono regular afeta o estado emocional, influenciando a alimentação e contribuindo para a instabilidade emotiva no dia a dia”, ressalta.

A busca pelo domínio sentimental passa por estratégias recomendadas por psicólogos, como a análise e o controle de riscos durante momentos de crise. Ao compreender os princípios básicos para enfrentar situações desafiadoras - raiva, resolução de problemas e superação -, é possível tomar decisões assertivas com o tempo necessário para reflexão e racionalização. Além disso, o autoconhecimento e a autorreflexão desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da paciência, permitindo entender a funcionalidade do corpo e da mente.
 
O conceito de saúde, segundo Cleyson Monteiro, transcende o físico e inclui bem-estar biopsíquico, social e espiritual. Portanto, é vital buscar um equilíbrio entre biológico, psíquico e vida social. As estratégias para alcançá-lo envolvem atividades fisiológicas, bem como a busca por relações saudáveis e a moderação ao uso excessivo de tecnologia.

“Algumas dicas valiosas são se aproximar de atividades prazerosas, estabelecer uma rotina diária e buscar o apoio de pessoas que contribuam positivamente para a vida. Dedicar momentos diários à felicidade de satisfação pessoal, como também procurar ajuda profissional em momentos de dificuldade, são passos essenciais para cultivar a paciência e o equilíbrio emocional no dia a dia, mesmo em uma sociedade contemporânea muitas vezes carente de sentido”, finaliza o psicólogo.