O sono influencia diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos pequenos, pois, enquanto a criança dorme, o cérebro processa as informações adquiridas durante o dia e produz as substâncias necessárias para o crescimento corporal. Consequentemente, o sono inadequado impacta no rendimento escolar, já que afeta a capacidade de concentração, resolução de problemas, absorção de conteúdo e criatividade.
"A criança quando tem as necessidades de sono satisfeitas possui um bom rendimento escolar. Neste sentido, é muito importante que as famílias promovam uma boa qualidade do sono para os pequenos. Uma maneira de fazer isso é proporcionando um quarto silencioso, arejado e organizado para a criança dormir” disse a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do Colégio GGE, Fabiana Santos.
A especialista pontuou, ainda, que as crianças devem dormir, no mínimo, 9 horas por noite. _“Para os pequenos terem uma noite de sono adequada, os pais precisam criar uma rotina de sono. Assim, o organismo da criança irá ser condicionado a dormir no mesmo horário todos os dias. Um banho quente e uma música calma antes de deitar, ajudam a manter o hábito”_, afirmou a psicóloga.
Confira abaixo mais cinco dicas para ajudar as crianças a dormirem melhor:
- Durante a noite, os pais devem se atentar à alimentação das crianças, pois comidas pesadas dificultam a digestão, o que pode atrapalhar o sono.
- O ideal é que os pais limitem o uso de telas à noite, já que o consumo excessivo deixa a mente mais ativa e, consequentemente, retarda o adormecer.
- Antes de dormir, os pais também devem evitar os alimentos que estimulam as crianças, como chocolates.
- O recomendado é evitar brincadeiras intensas, pelo menos, duas horas antes de dormir.
- Além disso, os pais precisam ter cuidado para não ter barulhos e luzes fortes dentro do quarto da criança, pois a movimentação pode atrapalhar o sono.