O Canjerê do Coco dos Pretos é um projeto que celebra a tradição dos Pretos Velhos e convida o público para mergulhar na cosmovisão desses encantados, da Jurema Sagrada. Nesta primeira etapa, o projeto será focado na transmissão de saberes dos toques e cantigas dessas entidades através de vivências, além de shows com diversos artistas da cultura tradicional de Pernambuco com incentivo financeiro do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC - Recife).
A iniciativa tem o objetivo de salvaguardar, reconhecer e divulgar a cultura da Jurema Sagrada e do Candomblé, fortalecendo ações que valorizam as narrativas e percepções da tradição afro-indígena de Recife. Nessa perspectiva, o projeto se debruça nas figuras dos Pretos Velhos e Pretas Velhas como fontes de inspiração, nos ajudando a identificar símbolos e fundamentos destas entidades, enraizados nos terreiros e na cultura recifense. O projeto foi idealizado pelo Produtor Cultural e Musical, Adriano Carlos dos Santos, atualmente, Mestre do Maracatu Cambinda Estrela e também vocalista do grupo Coco dos Pretos.
*Vivências e Oficinas*
As vivências são gratuitas e acontecerão em formato de oficinas acontecem nos dias 04 e 10 de outubro, a partir das 19h, na sede do Maracatu Cambinda Estrela, localizado na R. Dr. Elias Gomes, 420 - Campina do Barreto - Recife e será ministrada pelo músico e produtor musical Madson da Silva (Japa). Durante as vivências, os participantes irão aprender sobre os ritmos e cantos entoados nos terreiros em louvação aos Pretos Velhos, como samba de terreiro, samba de angola e samba de coco,
*Shows Gratuitos*
Ainda na primeira etapa, o projeto Canjerê do Coco dos Pretos realizará um grande encontro com Mestres, grupo e artistas da cultura tradicional de Pernambuco no dia 15 de outubro, a partir das 14h, no mesmo local.
Confira as atrações:
Coco dos Pretos;
Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de Pernambuco);
Mestre Nilton Ferreira (Mestre Niltinho);
Mestre Meia Noite
Coco Raízes de Arcoverde;
Grupo Bongar;
Pandeiro do Mestre;
Gabi do Carmo;
Fernando de Baru;
Tayná Hirley.
*O que é Canjerê?*
Canjerê é um encontro de pessoas voltado a celebrar a festividades e cerimônias dedicadas aos nossos velhos ancestrais com bastante musicalidade, alimentos, cânticos e tradições que estão dentro das tradições das casas, terreiros, candomblés de Matriz Africana;
*Segunda Etapa do Projeto*
Na segunda etapa, o projeto atuará na transmissão de saberes ligados às memórias afetivas das Pretas e Pretos Velhos. Serão momentos ricos para o público se aprofundar nas histórias, lendas, na gastronomia e conhecer as ervas de cura utilizadas nestas por estas entidades para ajudar a quem precisa.