sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Outubro Rosa: nutricionista dá dicas de alimentação saudável


Uma alimentação saudável é fundamental para qualquer pessoa ter uma boa qualidade de vida e afastar o risco de desenvolver doenças, principalmente, mulheres que estão passando por um tratamento contra um câncer de mama. Mas, nas últimas décadas e motivado por diversos aspectos como má alimentação, falta de exercícios, fatores ambientais e sociais o número de diagnósticos de pessoas com câncer tem aumentado ao redor do mundo e a má alimentação aparece como uma grande vilã. 

De acordo com o nutricionista da Faculdade Alpha, Ângelo Almeida, alguns comportamentos podem ajudar a evitar o surgimento de diversas doenças, incluindo vários tipos de câncer. Para isso, a atenção deve ser mantida principalmente na hora de preparar a lista de compras com alimentos que são essenciais para a prevenção da doença. “É necessário manter a alimentação rica em nutrientes, frutas, verduras e evitar o consumo de alimentos processados ou ultraporcessados. Uma simples substituição pode prevenir uma série de tipos de câncer, incluindo câncer de mama, entre outras doenças”, esclarece.

Entretanto, para que realmente seja possível evitar o câncer de mama, é necessário incluir alimentos importantes como frutas vermelhas - ricas em antocianinas, que são substâncias com poder antioxidante presentes na coloração dessas frutas. Elas são benéficas para a prevenção dos radicais livres, moléculas que prejudicariam o nosso DNA e favorecem o desenvolvimento das células cancerígenas. Outra categoria que auxilia na prevenção são os vegetais amarelos e alaranjados, pois é um grupo alimentar que fortalece o sistema imunológico. 

A coloração possui betacaroteno, um pigmento que protege o organismo de danos causados pela oxidação de material genético, fortalecendo os ossos e tendo na sua composição uma alta concentração de vitaminas, esses alimentos garantem o bom funcionamento de todo o corpo. Frutas cítricas, ricas em vitamina C, também ajudam na prevenção do câncer de mama e outros tipos de tumores malignos.  

Ainda de acordo com Ângelo, o consumo regular de frutas cítricas colabora para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos, prevenindo ainda o risco de Acidente Vascular Cerebral – AVC. Vegetais crucíferos são alimentos que contém sulforafano, um antioxidante capaz de auxiliar no combate às células cancerosas. Além disso, esse grupo alimentar conta com elevados teores de fibras, vitaminas e minerais, que garantem o bom funcionamento do organismo como um todo. 

É importante também acrescentar nas refeições o consumo de pimentas, pois são ricas em capsaicinas um composto que ajuda na destruição de células com características malignas. O profissional avisa que é necessário ter cuidado com os excessos e principalmente alérgicos devem evitar o consumo.
Outra categoria são os dos cereais integrais, pois ajudam a diminuir a absorção de gordura e a formação de substâncias cancerígenas no intestino e, por isso, estão entre os alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama. O excesso de fibras desses alimentos está ligado à eliminação do excesso de estrogênio, o que contribui para evitar a doença. Portanto os nutrientes, as vitaminas e os minerais encontrados em algumas frutas, verduras, legumes, grãos e carnes têm ação benéfica para o organismo, diminuindo as chances de que esse tipo de câncer se desenvolva.

SERVIÇO:
Faculdade Alpha
Endereço: R. Gervásio Pires, 826 – Santo Amaro.
Telefone: (81) 3071-7249
Instagram: @faculdade.alphaoficial