Com a chegada do mês de outubro, que propõe o Outubro Rosa, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, está em andamento uma uma nova edição do Mutirão de Cirurgias Plásticas, realizando gratuitamente cirurgias de implantes em 74 mulheres que precisaram passar pela mastectomia devido à doença. Este é o segundo ano desta ação voluntária, que acontece durante todo o mês em quatro grandes instituições de saúde do SUS no Recife: o Hospital Agamenon Magalhães, localizado no bairro de Casa Amarela, o Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, o IMIP, na Boa Vista, e o Hospital do Câncer de Pernambuco, em Santo Amaro.
A pacientes contempladas foram selecionadas via SUS, por meio da Secretaria de Saúde, a partir do posto de saúde onde recebem atendimento básico, durante os meses de agosto e setembro. De lá, foram encaminhadas para um dos hospitais que oferecem o serviço para passar por uma triagem realizada por uma junta médica, que analisou quais dela atendem aos requisitos, para então chegar à listagem final.
As vagas foram disponibilizadas para a Gerência de Administração Ambulatorial, a Gramb, órgão responsável por definir as pacientes escolhidas e encaminhá-las para os hospitais públicos participantes da ação. O Mutirão tem o objetivo de acelerar a fila de espera das mulheres que aguardam a realização do procedimento pelo SUS.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil, atingindo um número expressivo de 2,3 milhões de casos e aproximadamente 970 mulheres por ano apenas em Pernambuco. Com o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres que passaram pela mastectomia, o mutirão de reconstrução mamária com a aplicação de próteses é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Pernambuco, com o apoio de uma equipe médica voluntária e empresas parceiras.
As cirurgias de reconstrução tiveram início nessa terça-feira (3) e se estendem por todo o mês de outubro. Nesta quinta-feira, dia 5, uma delas está programada para acontecer no IMIP.
O cirurgião plástico Luiz Felipe Vieira, presidente da SBCP-PE, está à disposição para conceder entrevistas sobre esta ação. Aos veículos de comunicação interessado, temos também uma das pacientes selecionadas disponível para compartilhar sua história. Além disso, o presidente da Representa Materiais Cirúrgicos, Ricardo Caetano, uma das instituições doadoras das próteses, também concede entrevistas relacionadas à ação.
Solicitamos que entrem em contato previamente para que possamos discutir as melhores formas de abordar o assunto em suas reportagens.
Serviço: Mutirão de Cirurgias Plásticas de Mama (gratuito)
Locais: IMIP, Hospital do Câncer de Pernambuco, Hospital Agamenon Magalhaes e Hospital das Clínicas.
Horário: 13h