Em referência ao Dia Mundial da Visão, celebrado em 12 de outubro, a Fundação Altino Ventura (FAV), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Prefeitura de Igarassu, realizou um mutirão de atendimentos oftalmológicos para estudantes da rede de ensino municipal, nesta terça-feira (10/10) no Centro de Educação Integral Fernando Henrique Lucena.
As consultas foram voltadas para crianças que passaram pelo Teste de Acuidade Visual, para verificar a necessidade de óculos de grau, exames e outras consultas na FAV. No início do mês, 258 alunos de 09 escolas da rede estadual de ensino passaram pela triagem. Desse total, 96 foram encaminhados para a consulta. Eles serão atendidos pela ação, que contará com a participação de sete médicos, três assistentes oftalmológicos e equipe de apoio.
Os selecionados estão matriculados em unidades de ensino de Igarassu: Centro de Educação Infantil Arthur Carlos, Escola Profº Eduardo de Brito, Escola José Jorge de Farias Sales, Escola Adolfo Brol, Escola Yara Ribeiro, Escola João de Queiroz Brito, Escola Vereador Jaime Bezerra Lins e Escola Ana Bandeira.
*AMBLIOPIA* - Na oportunidade, também foram realizados exames de detecção da ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”. Trata-se de uma condição caracterizada pelo mal desenvolvido nos olhos durante a infância. Uma causa comum de perda da visão em crianças, que ocorre porque o cérebro ignora a imagem recebida de um dos olhos.
Uma vez diagnosticada a doença, o médico oftalmologista determina o melhor tipo de tratamento baseado na causa. O método mais comum é a utilização de um tampão sobre o olho de melhor visão, para que o outro seja estimulado. Já nos casos de ambliopia causada por catarata congênita, o mesmo processo é iniciado após cirurgia para a cura da doença inicial.