segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Jornalista pernambucana, Jaqueline Fraga é eleita uma das jornalistas negras mais admiradas do Brasil

 


A jornalista pernambucana Jaqueline Fraga, repórter do joral Folha de Pernambuco, é uma das ganhadoras do Prêmio "Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira". Promovida por Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, a premiação contou com votação em dois turnos e elegeu 60 jornalistas e 11 publicações de destaque.

A cerimônia de premiação dos homenageados será no dia 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Na ocasião, serão agraciados 52 profissionais na categoria Jornalistas, sendo 35 mulheres; além de cinco profissionais de Imagem; cinco veículos na categoria geral; e seis entre as publicações lideradas por jornalistas negros.

No início de outubro, Jaqueline, que também é escritora e foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, lançou seu novo livro durante a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções do Estado. A obra, intitulada “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta em 15 reportagens especiais”, destrincha importantes momentos vivenciados durante a pandemia da Covid-19.

O livro inclui reportagens que detalham, por exemplo, as buscas por vacina, as relações familiares e profissionais em meio à pandemia, bem como as retomadas após os momentos mais críticos. Como explica a autora, são matérias pautadas no bom jornalismo e que têm como fontes agentes conceituados como secretários de saúde, pesquisadores, médicos, chefes do executivo e especialistas de diferentes áreas. Entre as matérias que compõem o livro está, inclusive, a reportagem vencedora do Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde.

“É um orgulho e uma felicidade para mim lançar este novo trabalho. O livro aborda um dos períodos mais difíceis da nossa história recente. Mas é um período que não deve ser esquecido. Precisamos valorizar a saúde, os profissionais que se empenham em cuidar do próximo, e acredito que acompanhar esses momentos de tempos de pandemia a partir de reportagens jornalísticas será uma boa maneira de estudar a história”, disse.

Sobre a autora

Jaqueline Fraga é escritora e jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. É autora de quatro livros, incluindo o livro-reportagem Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 e menção honrosa do Prêmio Maria Firmina de Literatura e do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Além disso, a série conquistou o Prêmio Antonieta de Barros Jovens Comunicadores Negros e Negras. A autora pode ser encontrada nas redes sociais no perfil @jaquefraga_ no Instagram.