quarta-feira, 25 de outubro de 2023

IJCPM realiza aulão pré-Enem para 300 jovens no Recife


Disputando vagas, principalmente em universidades públicas, onde a concorrência é maior, jovens das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa estarão reunidos, nesta quinta-feira, dia 26, na 7ª edição do Aulão do Instituto JCPM de Compromisso Social. Com 300 inscritos, o momento busca revisar, de forma leve e descontraída, os temas que podem ser foco das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas nos próximos dias 5 e 12 de novembro.

Este ano, aqueles que iniciaram o Ensino Médio em meio à pandemia passarão pelo exame. Diante das inúmeras questões emocionais que foram evidenciadas com o isolamento e falta de aulas presenciais, o tema escolhido para nortear o Aulão foi Jornada das Estações – Rumo à aprovação.

O encontro está marcado para acontecer das 14h às 18h, no Auditório Graça Araújo, na Rua do Lima, Santo Amaro. “A proposta busca remeter a ideia de fases, que se assemelha à jornada do estudante ao se preparar para fazer o ENEM. Cada estação tem suas particularidades e, ao longo do ano, os sentimentos e emoções dos jovens que estão nesse processo também vão mudando. Associamos cada estação a uma área do conhecimento do ENEM, buscando pontos de convergência com alguns conteúdos”, destaca o Coordenador de Gestão e Articulação Social do IJCPM, Carlos Duarte.

Este ano, 80 jovens participaram do pré-universitário. Feito especificamente para esse público, o conteúdo das aulas é construído com a equipe de professores do Direto ao Ponto, parceira do IJCPM nessa iniciativa. O curso existe desde 2012, atendendo 780 jovens nesses 11 anos. A média de aprovação nas universidades é de 37%. Para o aulão, vagas são disponibilizadas para jovens de escolas públicas e parceiras do Instituto em outras iniciativas.

O pré-universitário é uma das ações mais concorridas do IJCPM no Recife. Isso porque, ao longo do ano, as aulas vão sendo construídas bem focadas nas demandas da turma, com apoio para o desenvolvimento das maiores deficiências em termos de conhecimento. Além disso, o formato de mentorias, onde os inscritos formam pequenos grupos de aprofundamento, também terminam fazendo a diferença nos resultados individuais.