segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Governo de Pernambuco forma primeiras turmas de especialização para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social


Foi concluída, no Recife, a formação das duas primeiras turmas de especialização para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social em Pernambuco (SUAS-PE). Os cursos de Gestão de Políticas Sociais e de Políticas Sociais aconteceram a partir de parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa CapacitaSUAS/PE. A execução foi da Escola de Formação dos Trabalhadores do SUAS de Pernambuco (ESFOSUAS/PE).

Híbridas, as aulas foram ministradas por professores da UFRPE e formaram, ao todo, 65 trabalhadores (as) do SUAS de todas as regiões de desenvolvimento do Estado. A cerimônia de entrega dos certificados contou com mesa composta pela secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral; o secretário Executivo de Assistência Social, Carlos Braga; Marcelo Carneiro Leão, reitor da UFRPE; Hugo Monteiro, diretor do Instituto Menino Miguel/UFRPE; Humberto Miranda, coordenador institucional do CapacitaSUAS/PE; Francisco de Assis, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE, e pelas professoras Valéria Gomes e Raquel Uchôa, membros do corpo docente dos cursos.

Os temas aprofundados pelos novos especialistas foram pensados a partir de planos de intervenção, instrumentalizando a tomada de novas decisões na busca de contribuir com práticas mais assertivas e mudança de realidade. Entre os projetos apresentados em seus trabalhos de conclusão de curso estiveram a interseccionalidade e a intersetorialidade como eixos, tais como trabalho infantil, violência contra a mulher, saúde emocional do (a) trabalhador(a) e demais temas sensíveis às suas áreas de atuação.

A titular da SDSCJPVD, Carolina Cabral, parabenizou os concluintes, pondo ênfase na importância de viabilizar formação contínua para quem atua na linha de frente da assistência social em conjunto com instituições com a relevância da UFRPE. "Sou muito grata aos profissionais que atuam na área da assistência porque eles nos dão a certeza que investir no desenvolvimento social é a resposta para fazer de Pernambuco um estado com menos desigualdade. Investir na reconstrução do SUAS, na qualificação de seus servidores, é uma de nossas prioridades”, destacou.

“Um dos principais pedidos que a governadora Raquel Lyra nos tem feito é a valorização do SUAS, como sistema e para o reconhecimento de nossos profissionais. O que acontece agora, com a formação de novos especialistas, pode e deve ser reverberado. Nossa preocupação é grande e seguimos reforçando que Estado e municípios estão lado a lado, em prol de nossos usuários, que são os mesmos”, acrescentou o secretário executivo Carlos Braga.

Para o reitor Marcelo Carneiro Leão, o espaço acadêmico precisa estar sempre aberto à toda a sociedade civil, o que inclui parcerias como as que estendem o conhecimento de quem atua nas etapas de acolhimento e atendimento dos serviços, projetos e programas de assistência. “A universidade não é verdadeiramente completa se não efetivar sua produção intelectual em algo real, especialmente para as pessoas mais vulneráveis”, disse.

*Programa CapacitaSUAS*
O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS) visa oportunizar a gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social o acesso à qualificação, conhecimentos e conteúdos atualizados, desenvolvendo habilidades e atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, na perspectiva de contribuir para a efetividade da política de proteção social não contributiva. É coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e, em Pernambuco, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD).