sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Estudantes realizam ação sobre conscientização "Praia Limpa, Praia Viva"


Em uma demonstração de responsabilidade ambiental e cidadania, os alunos do Colégio Grande Passo, localizado em Boa Viagem, estão se preparando para liderar uma ação significativa de limpeza nas praias do Pina e Boa Viagem na próxima segunda-feira (09), a partir das 07:30h. Os estudantes resolveram arregaçar as mangas e fazer a diferença em um dos principais cartões-postais postais da capital pernambucana.

O "Projeto Praia Limpa, Praia Viva" vai além de uma simples ação de limpeza. Trata-se de uma iniciativa de educação ambiental focada na mudança de hábitos. O objetivo principal é reeducar a população quanto ao uso sustentável das praias do Recife, abrangendo um trecho que vai do posto salva-vidas nº 01, na praia do Pina, até o posto salva-vidas nº 16, na divisa com Jaboatão dos Guararapes.

Além de se dedicarem à limpeza física das praias, os estudantes também estão empenhados em destacar a relevância das praias para o desenvolvimento socioeconômico da região, especialmente para os comerciantes e trabalhadores da orla. “Queremos fazer com que as pessoas entendam a importância de cuidar deste espaço, não apenas pelo meio ambiente, mas pelo bem-estar da comunidade e da economia local”, disse a estudante Ana Lima Carvalhosa, do 4° ano E. 

Para promover mudanças de comportamento efetivas, o projeto também inclui a distribuição de sacolas para o descarte adequado de resíduos. Esta ação ganha especial importância durante o verão, período em que as atividades de comércio e lazer na orla se intensificam.

Apesar dos esforços diários da Prefeitura do Recife, que conta com 70 profissionais encarregados da limpeza das praias e coleta de até 24 milhões de toneladas de lixo nos finais de semana, o envolvimento da comunidade é crucial. A professora e uma das idealizadoras do projeto junto aos alunos, Márcia Lacerda ressalta: "A ação dos alunos do Colégio Grande Passo não apenas complementa essas iniciativas oficiais, mas também destaca o poder e a influência que a juventude pode ter na formação de uma consciência ambiental mais ampla na sociedade”.