O ensino passou por mudanças profundas durante a pandemia, com a digitalização desempenhando um papel central. No passado, o modelo era predominantemente unilateral, com os professores como emissores de informação e os alunos como receptores. Hoje, graças às tecnologias e à internet, os alunos são muito mais ativos nesse processo. Essas transformações e seu impacto no ensino são explorados de forma abrangente no novo livro de Simone Bérgamo, Diretora Acadêmica do Grupo Ser Educacional.
"Educação Inovadora – Aprendizagem e Tecnologia para um Mundo em Transformação" é o título do aguardado livro de Simone Bérgamo. O lançamento está marcado para o dia 16 de outubro, às 19h, na UNINASSAU Recife, campus Graças. O evento de lançamento contará com a participação especial da doutora em Educação pela UFPB, Catarina Gonçalves.
A obra está dividida em quatro partes, abrangendo desde a Educação e Inovação até os impactos das mudanças tecnológicas. Nela, Simone Bérgamo, também Pró-Reitora Acadêmica do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, da UNAMA – Universidade da Amazônia e da UNG – Universidade de Guarulhos, compartilha sua visão como pesquisadora em constante evolução.
“Meu objetivo foi observar esse mundo que está em constante transformação, especialmente em relação às importantes mudanças estruturais na educação brasileira. Eu busco aliar o conhecimento teórico à minha vivência na área para colaborar com o debate sobre os impactos das novas tecnologias e grandes mudanças globais no dia a dia das instituições de ensino”, pontua.
Simone Bérgamo é cocriadora do Sistema de Aprendizagem Ubíqua. Ela obteve seu doutorado em Administração pela UNAMA em 2020 e o título de Mestra em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC/RS em 2003. Além disso, Simone tem especializações em Educação, Educação e Construtivismo, Psicossociologia do Educador (Psicanálise na Educação) e em Metodologia do Ensino a Distância, além de MBA em Gestão de IES, em Alta Gestão de IES e Certificação Internacional de Coaching Integrado.