A osteoporose é um importante problema de saúde pública, afetando centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, predominantemente a mulher na pós- menopausa. É estimado que cerca de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam afetadas pela osteoporose. Por isso, no Dia Mundial e Nacional de Combate a Osteoporose, especialistas chamam atenção para a prevenção da doença.
De acordo com a ortopedista do Instituto de Ortopedia e Trauma de Pernambuco (IOT), Dra. Etelvina Vaz, a principal consequência clínica da doença é a fratura por fragilidade óssea. Estima-se que uma a cada três mulheres com idade superior a 50 anos, em todo o mundo, apresentará uma fratura por fragilidade óssea, ou seja, aproximadamente 9 milhões ao ano.
“A osteoporose pode ser diagnosticada por meio de um exame chamado densitometria óssea. “O exame acontece por comparação, onde é analisada a densidade óssea de um indivíduo com a doença e se compara com a de uma pessoa saudável de até 30 anos. Por isso, as medidas de prevenção devem ser adotadas desde a juventude, pois quanto menor o processo de calcificação, mais reduzido será o risco da doença se manifestar com o passar do tempo no indivíduo”, esclarece.
Segundo um estudo do The burden of osteoporosis in four Latin American countries, a osteoporose afeta 200 milhões de pessoas no mundo, onde 10 milhões acontece no Brasil e o custo anual de hospitalização por fraturas causadas pela doença é de 19,8 bilhões de reais. Este valor é maior que o custo de infarto (16,7 bilhões de reais), derrames (11,7 bilhões de reais) e câncer de mama (1,9 bilhões de reais).
Com o avanço da idade da população, o número de casos da doença tende a crescer. Em 2015 a população brasileira entre 50 anos e 89 anos era de 46 milhões de pessoas. E até 2030 eles serão 69,7 milhões. Conforme a especialista, os tratamentos disponíveis não dão conta de curar a osteoporose. Por este motivo, a prevenção é a melhor opção e deve contar com mudanças no estilo de vida que deve passar a contar com uma nutrição anti-inflamatória e alcalinizante, além de suplementos, vitamina D e atividade física também são requisitos indispensáveis.
SERVIÇO
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 - Paissandu - Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br