Saber o sexo do bebê é o sonho de toda gestante. Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais especial às futuras mamães de Fernando de Noronha, foi oferecido um Chá Revelação para as mulheres que ainda não sabem se a criança será um menino ou uma menina. O sexo dos bebês foi revelado nesta sexta-feira (13), durante a ultrassonografia de rotina no Hospital São Lucas, realizada pelo médico Marcel Caldas, idealizador do projeto. As gestantes ainda receberam informações importantes sobre pré-natal, cuidados com o recém-nascido, entre outros temas.
A iniciativa teve como finalidade promover o acesso igualitário para que todas as mulheres pudessem ter o benefício do chá, independente da situação econômica da grávida. "O atendimento vai além do convencional, trazendo ainda mais para a gestante um ambiente feliz e acolhedor. A ação poderá ser acompanhada pelo pai ou por algum parente da grávida", disse a superintendente de Saúde de Fernando de Noronha, Isabel Sobral. Ela adiantou que o Chá Revelação deve acontecer a cada dois meses.
Para o médico Marcel Caldas, a ideia é não apenas proporcionar a oportunidade de comemoração para as futuras mães no ato da descoberta do sexo da criança, mas também educar e informar sobre a importância dos cuidados durante a gravidez e o parto, além de fomentar a humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). "Essa dinâmica traz benefícios significativos, tanto para as gestantes quanto para a própria rede de saúde, criando um ambiente mais acolhedor e informativo para as futuras mães”, afirmou.
Para participar do chá, as gestantes precisam ser cadastradas no Programa de Saúde da Família, estar realizando o pré-natal e ter entre 8 e 12 semanas do período gestacional.
Imprensa FN