De acordo com a governadora Raquel Lyra, o lançamento do processo de licitação confirma o compromisso da gestão estadual de concluir as obras do Canal do Fragoso, que tem entre uma das suas principais intervenções a Via Metropolitana Norte.
“Está no nosso programa de governo e nós vamos cumprir o compromisso de priorizar essa obra, que se arrasta há tanto tempo. Ela ajuda na solução para os problemas decorrentes da chuva e também para a mobilidade na região. Além dos mais de vinte e dois milhões que já investimos esse ano em outro trecho, estamos lançando a licitação da quarta etapa para darmos a ordem de serviço assim que possível”. A previsão é que as obras desse trecho sejam iniciadas entre o final de 2023 e o início de 2024.
A Urbanização da Bacia do Fragoso é considerada a maior obra em andamento na Região Metropolitana do Recife e, desde o início do ano, passou a ser prioridade da gestão estadual. “A gente sabe da importância dessa obra para toda a população daquela região, é prioridade para o nosso governo, é prioridade da gestão concluir a obra do Fragoso e da Via Metropolitana”, destacou Paulo Lira, diretor-presidente da Cehab.
Via Metropolitana Norte - O novo sistema viário - que prevê a integração entre a PE-15 (Olinda) e a PE-01 (Paulista) - será uma alternativa para a circulação do tráfego, com o objetivo de promover melhora na mobilidade urbana aos municípios de Recife, Olinda e Paulista. Localizada na foz do Canal do Fragoso II, a obra é composta por 2,2 km de canal, um viaduto sobre a PE-15, quatro pontilhões e 6,1 km de vias marginais. A Cehab hoje executa dois trechos da Via Metropolitana Norte.