Forrozeira, compositora, cantora – e, agora, Cidadã do Recife. Natural do município de Sertânia (PE), Cristina Amaral recebeu o Título de Cidadã em uma reunião solene promovida pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (27), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O vereador Almir Fernando (PCdoB) presidiu a cerimônia, que aconteceu no plenário da Casa de José Mariano.
Após a execução do Hino Nacional pela artista Terezinha do Acordeon, Ana Lúcia subiu à tribuna do plenário para fazer um discurso em homenagem a Cristina Amaral. No pronunciamento, ela destacou momentos da trajetória da nova cidadã, como o início da carreira solo em 1990 e o apoio a causas sociais.
“Cristina é um exemplo inspirador de como a arte e a música podem ser instrumentos poderosos na luta por causas relevantes, e é por isso que ela foi nomeada embaixadora dos direitos humanos de Pernambuco em 2012, e segue desempenhando com maestria a missão que lhe foi confiada”, disse a parlamentar. “Que seu compromisso e paixão, Cristina, nos inspirem a trabalhar por um mundo mais justo e inclusivo, pois seu exemplo nos comprova que a música e a humanidade estão interligadas de maneira profunda e significativa”.
A homenagem contou com uma apresentação musical da cantora Gerlane Lops, a exibição de um vídeo sobre a história de vida de Cristina Amaral, e a entrega do Título e da respectiva medalha à artista. Em seguida, a homenageada ocupou a tribuna para tecer seus agradecimentos. Na ocasião, ela lembrou as contribuições de familiares e amigos e da importância do Recife em vários momentos da sua vida e carreira, como a gravação de DVDs.
“Nessa minha vida de artista, aconteceram e acontecem coisas maravilhosas, cada uma com o seu imenso valor. Receber esse Título faz imortalizar em mim a certeza de que sempre fui filha desta cidade grande chamada Recife. Cidade esta que me acolheu de braços abertos, que levo para todos os lugares que vou”, afirmou. “Tenho três mães: a incansável e dona da minha vida, Dona Zefinha, 101 anos; a sertaneja Sertânia, minha cidade, 150 anos; e a dona do melhor Carnaval e do melhor São João do mundo, Recife, 486 anos”.
A homenageada finalizou a sua intervenção com a canção “Cidade Grande”. O músico César Amaral, irmão da nova cidadã, deu continuidade à cantoria no plenário.
Ao final do evento, o vereador Almir Fernando congratulou Ana Lúcia por idealizar a solenidade e enalteceu as contribuições de Cristina Amaral ao Recife. “Vereadora Ana Lúcia, parabéns pela homenagem, pelo Título de Cidadã à pernambucana e agora recifense Cristina Amaral, que tanto nos orgulha e faz com que o nosso Recife possa crescer e possa ser reconhecido”.
Imprensa Câmara Recife