sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Brincadeiras ajudam no desenvolvimento infantil


O feriado dos Dias das Crianças, celebrado na próxima quinta-feira (12), possibilita que pais e filhos criem e fortaleçam vínculos afetivos e emocionais, por meio de brincadeiras, passeios e demais atividades, que, além da data, podem ocorrer em todos os dias do ano. Para cada fase da primeira infância existem recreações específicas que respeitam a idade, ajudam no desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico, socioemocional e a maximizam as descobertas. 

As fases da primeira infância são divididas em três e a cada momento a brincadeira desencadeia um estímulo diferente na criança. Na primeira, que vai de zero a 1 ano e 6 meses, os pais podem realizar atividades com chocalhos, cantigas, mini piscinas com água e brinquedos, caixa de tesouros, as quais farão com que o bebê se reconheça como um corpo independente e ajudem a desenvolver bem a memória, o primeiro passo e a linguagem. A segunda, ocorre entre 1 ano e 7 meses a 3 anos e 7 meses, para se divertir os pais podem brincar de telefone sem fio, massinha de modelar, quebra-cabeças, caça ao tesouro e o mestre mandou, que ajudarão na autonomia, a estimular a criatividade e confiança e facilitar a convivência com outras crianças e com adultos. 

A terceira e última fase, advém com 4 a 5 anos e 11 meses, os responsáveis podem realizar programações diferente e interessantes como: momentos de cineminha em casa, teatro, piquenique em família, passeios para conhecer os ambientes e animais, hortinhas, permitindo que a criança tenha contato com a natureza, além de brincadeiras com bolas, pipas, jogos, carrinhos, bonecas. Tais atividades farão com que os pequenos aprendam a se organizar e a atingir objetivos, desenvolver habilidades motoras e sociais, estimular a criatividade e promover o bem-estar emocional. 

De acordo com a pedagoga e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Bety Coutinho, as brincadeiras são importantes para o progresso infantil. “O brincar aprimora e fortalece várias áreas do desenvolvimento, no brincar a criança evolui habilidades e competências inerentes a sua idade. Os eixos da Educação Infantil são brincar e interagir, pois através das brincadeiras serão desenvolvidas funções executivas, conativas e cognitivas. Daí a grande relevância da psicomotricidade, através dessa se desenvolve os aspectos psicológico e motor”. 

A especialista ainda complementa que os pais são os maiores aliados, por isso, além de ser realizada no dia das crianças, as brincadeiras diárias são importantes. “É de grande significado a família organizar um tempo para brincar com seus filhos, não importa a quantidade de atividades, mas, sim, a qualidade das brincadeiras lúdicas, assim, elas se tornarão prazerosas”.