Na manhã desta sexta-feira (27), a Apac lançou oficialmente o Sistema de Informações de Recursos Hídricos – SIRH em evento para os servidores da Agência. O SIRH é uma ferramenta que visa à disponibilização de informações a serem utilizadas pelos integrantes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, pela academia e pela população em geral, com objetivo de reunir de forma estruturada os dados gerados e as informações produzidas, assim como tornar mais eficientes e integrar processos internos, automatizando tarefas cotidianas e garantindo a qualidade dos dados. A primeira etapa do projeto foi concluída com um investimento de R$ 1,6 milhões, tendo como fonte de recursos o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“O sistema de informações é um conjunto de ferramentas, de aplicativos com funcionalidades diversas e uma grande integração de bancos de dados relacionados a recursos hídricos e também a hidrometeorologia, a questão de segurança de barragens, gestão participativa, outorga, enquadramento, cobrança, os planos, todos os outros instrumentos da política de gestão de recursos hídricos.
E é, essencialmente, além de um instrumento integrador, que tem como função principal, a disponibilização de todas as informações para a sociedade, de uma maneira geral, para as instituições que integram o sistema de gestão de recursos hídricos. E, portanto, que promove a gestão participativa.” Explica Suzana Montenegro, Diretora Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac.
O SIRH foi concebido de forma modular, onde cada módulo atende necessidades específicas compartilhando um banco de dados único, de forma a integrar o fluxo de informações. Na primeira etapa do projeto foram desenvolvidos os módulos de Segurança de Barragens, Outorga, Meteorologia, Fiscalização, Qualidade da Água, Monitoramento Hidrológico e Planos de Recursos Hídricos. Outros módulos estão em fase de concepção, como é o caso do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Revitalização de Bacias Hidrográficas e Gestão Participativa.
No momento, estes módulos estão sendo implementados, ajustados e incorporados no cotidiano dos analistas da Apac, gerando ferramentas de uso diário que automatizarão parte dos processos. O próximo passo é publicar produtos para a sociedade, na forma de formulários de consulta, relatórios, filtros, painéis e um Geoportal de recursos hídricos, onde será possível ter acesso a um grande volume de informações, apresentadas de forma clara e de fácil acesso.
“Pela primeira vez nós temos um banco de dados único que é alimentado por diversas áreas, mas que tem a coesão para garantir que o fluxo de dados tem uma fonte única e confiável. Com essa base estruturada, podemos gerar produtos das mais variadas formas para servir de informações tanto os profissionais da APAC em seu dia a dia, como a população em geral. O SIRH não foi lançado hoje, ele começou a ser lançado hoje, ou seja, daqui em diante, nós sempre teremos novidades e melhorias advindas desse esforço conjunto, sempre visando à disponibilização de informações e a eficiência nos serviços prestados à sociedade.” Falou Erik Cavalcanti – Gerente de Planos e Sistema de Informações de recursos hídricos.
Neste primeiro momento, dois serviços já estarão disponíveis para a população. Agora as solicitações de outorga pelo uso da água e denúncias de uso irregular serão feitas diretamente no Sistema.
O SIRH pode ser acessado através dos links:
Para solicitar outorga – www.sirh.apac.pe.gov.br/outorga
Para realizar denúncias – www.sirh.apac.pe.gov.br/denuncia/solicitacao-externa/
Para consultar a situação das denúncias – www.sirh.apac.pe.gov.br/denuncia/consultar-protocolo/
Imprensa Apac PE