Durante o lançamento dos programas nacionais de segurança, na última quarta-feira (11), na Arena de Pernambuco, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) conseguiu uma promessa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino: a doação de uma aeronave para Fernando de Noronha. A utilização de um salvamento aéreo para a Ilha é pauta de Gilmar Júnior desde o início do mandato. “Fiz a solicitação junto à gestão estadual, mas o pedido foi ignorado. Aparentemente, o governo considerou a existência da aeronave de translado, que é acionada quando requerida. Acontece que não é suficiente, porque nem sempre ela está à disposição e, estando, ainda leva muito tempo para chegar ao território de Noronha. Quando se trata de vida, cada milésimo de segundo é importante!”, explicou o deputado.
O parlamentar afirmou que recebeu esse pedido quando esteve na Ilha, em reunião com lideranças de associações: “Para eles, esse serviço é imprescindível, porque o resgate aéreo é necessário em situações de emergência de saúde ou desastres naturais: consegue transportar, rapidamente, pessoas gravemente feridas ou doentes. Esses pacientes são levados de áreas remotas ou de difícil acesso para hospitais ou centros de saúde, onde recebem o tratamento necessário, em tempo hábil. O que seria impossível por meio de qualquer outro meio de transporte. Por isso aproveitei o encontro com Dino para levar esse pleito fundamental para os ilhéus e turistas. O meu pedido a Dino foi que o governo federal faça a doação de um dos aviões apreendidos durante operações policiais, a fim de que a gestão estadual possa dar um destino nobre a ele, utilizando para transporte de pacientes em Noronha.
Flávio Dino foi automático: mostrou-se sensível ao pedido do deputado. Disse que observaria a disponibilidade de um avião ou helicóptero para atender ao pedido e colocou o Ministério da Justiça à disposição para fazer os alinhamentos da tratativa. Gilmar Júnior, que é enfermeiro, deve ser recebido no Ministério em Brasília, para entregar a formalização da demanda. Em breve, com o cumprimento da promessa por parte do ministro Flávio Dino, um dos maiores pedidos dos ilhéus pode se tornar realidade. Um grande ganho para o cuidado com a saúde em Fernando de Noronha.