O Setembro Amarelo foi iniciado no Brasil entre os anos de 2014 e 2015, com o dia 10/09 colaborando com a campanha como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para ressaltar a importância de cuidar da saúde mental é preciso trazer alguns dados: de acordo com a OMS, anualmente mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, 1 a cada 40 segundos; em 2022 mais de 16 mil casos foram registrados em Pernambuco, uma média de 44 por dia.
“São dados impactantes que precisam ser conhecidos pois, por trás do suicídio existem inúmeras questões. Falamos aqui de causas multifatoriais (aspectos psicológicos, biológicos, genéticos, culturais e socioambientais). Outro dado importante é que em 96,8% dos casos registrados estão associados transtornos mentais, como os transtornos de humor (depressão), transtorno de estresse pós-traumático e o uso abusivo de álcool, drogas e substâncias psicoativas”, ressaltou a coordenadora do curso de psicologia do UniFavip Wyden, Tarcya Lima.
Ela destaca ainda a importância de observar as pessoas que estão com depressão, sem desprezar ou minimizar os sintomas.
“Muitas vezes as pessoas que sofrem com algum transtorno mental se sentem marginalizadas, estigmatizadas por aquilo que sentem. E pensando nisso é importante refletir: depressão não é frescura ou falta de Deus, como escutamos tanto. Automutilação e ideações não são comportamentos usados para chamar atenção, típicos de pessoas tidas como rebeldes ou difíceis. Aqui falamos de adoecimento mental. E como qualquer outro tipo de adoecimento, existem sinais e sintomas específicos, que denotam a necessidade de cuidado”, finaliza.
*Atendimentos psicológicos gratuitos*
SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) – a clínica-escola de psicologia do UniFavip Wyden funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial. Para agendar um atendimento, basta ligar no 81.3138-8530, os atendimentos são gratuitos para toda população. Além disso, serão ofertados diversos dias de plantão psicológico. Para mais informações, todos podem seguir o perfil @psicologiaunifavip nas redes sociais.