quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Teatro aqui e agora, de olho no amanhã


Um festival de teatro e dança é um presente para a cidade. Se for então um festival estudantil, é também um presente para a educação desta cidade, sendo, muitas vezes, a porta de entrada para o contato com as artes cênicas através da produção e fruição artística de muitos estudantes e suas famílias. Um festival é lugar de troca, de formação estética e sensível, de reverberação da arte como atitude política e crítica, é lugar de respiro e alimentação do repertório cultural e criativo.

É por isso que o diálogo com o universo das artes da cena costuma ser generoso, profícuo e edificante. O festival, para quem não sabe, começa desde a preparação dos espetáculos nas escolas, do diálogo com os estudantes e suas famílias, até a conversa após a apresentação da peça ou número de dança, seja no próprio teatro ou de volta às escolas. É um processo, portanto, de formação de plateia e mediação cultural. É promoção da cidadania.

O Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED) foi criado em 2003 pelo produtor Pedro Portugal.
Seguimos compartilhando nossa programação teatral. Confiram o que ainda está por vir na 20ª edição do Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED). O palco do Teatro Apolo

Ingressos na bilheteria do teatro R$ 20,00

Quarta-feira às 19 horas
Retratos de Amor; texto coletivo; direção Javi Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Recife)

Quinta-feira às 19 horas
Ritos de García Lorca; Adaptação de textos de Garcia Lorca; Direção Antônio Rodrigues (Curso de Teatro da Cênicas Cia. de Repertório)

Sexta-feira às 19 horas
A Arte de Ser Brincante; Texto e direção Márcio Silva Lima (Atus Produções Artísticas e Cia. Educandartes – Ipojuca)

Sábado às 16 horas
As Estrepolias de Pedro Malazartes; Texto Adriano Marcena; Direção Polyana Luna (Cobogó das Artes – Recife)

Sábado às 20 horas
Zapolah – Um Tango Entre Nós; Texto o grupo; Direção Juliana Rodrigues (Escola Municipal de Arte João Pernambuco – Recife)